I Seminário Regional de Turismo será realizado nesta quarta-feira (28) na UFSM-PM

O I Seminário Regional de Turismo terá como tema “Turismo e Desenvolvimento Regional: possibilidades e desafios”, sendo uma promoção do Grupo de Extensão e Pesquisa em Estratégia Organizacional da Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões, juntamente com a Secretaria de Cultura e Turismo do município.

A programação se desenvolverá nesta quarta-feira (28) das 13h30min às 18h e das 19h às 21h, contando com palestras e mesas-redondas, nas quais o tema do turismo será aprofundado, visando instituir as bases para futuras ações em torno deste segmento na região. O público-alvo são gestores municipais, empresas e entidades ligadas ao turismo, estudantes e a comunidade em geral.

O evento, que será realizado no Plenário da Câmara de Vereadores de Palmeira das Missões, iniciará com uma Palestra Magna proferida pelo Coordenador Técnico da Famurs, Sr. Mario Augusto Ribas do Nascimento, com o tema “Governança, Cultura e Turismo: desafios dos Gaúchos”. Haverá também duas atividades em forma de mesa-redonda. A primeira delas com a temática “Governança e Desenvolvimento local/regional no turismo, com a participação da professora Luciana Davi Traverso e do professor Thiago Reis Xavier, do Curso de Turismo da UFSM. A segunda tratará dos “Desafios e Potencialidades do Turismo Rural com o relato de duas experiências: a primeira sobre o Roteiro Turístico Ferradura dos Vinhedos, de Santana do Livramento, abordada pelo Prof. Avelar Batista Fortunato; a segunda relatará a Articulação do turismo rural na região “Cultura e Tradição” e o case do Roteiro Sarandi Terra dos Sabores, proferida pelo Sr. Márcio Tonetti. Por fim, a Profa. Lurdes Grolli Ardenghi, tratará sobre “A História de Palmeira das Missões – potencialidades turísticas.

Segundo o Coordenador do Curso de Administração Diurno do campus de Palmeira das Missões, Prof. Tiago Zardin Patias, eventos como esse são essenciais para o desenvolvimento regional. “Trata-se de um importante momento para debatermos sobre o Turismo em nossa cidade e região, potencializando nossa história, cultura, belezas naturais, a erva-mate, entre tantas outras ações que são desenvolvidas e que podem gerar renda de qualidade”.

A programação completa do evento e o link para as inscrições estão no site: https://www.even3.com.br/seminarioturismo