Discussão sobre a Política de Igualdade de Gênero será realizada nesta sexta (30) no campus

As questões de gênero estarão em pauta nesta sexta (30) no campus de Palmeira das Missões. A partir das 9h30min será realizada uma discussão no Auditório do campus e a presença da comunidade acadêmica é fundamental.

A conversa será voltada à discussão da Política de Gênero da Universidade, que se deu a partir da criação de uma Comissão Institucional de Política de Igualdade de Gênero, no ano passado, em decorrência do aumento nos índices de casos de assédio no país. Baseado nisso, uma portaria de setembro de 2017 estabeleceu a necessidade de um espaço institucional para ampliar o debate acerca dessas questões.

A construção dessa política inclui eixos como prevenção, assistência, combate, acesso e garantia de direitos. Segundo a comissão, o processo de elaboração tem sido feito de forma autônoma, pois nenhuma outra instituição do país possui uma política de gênero consolidada que pudesse servir de base.

Desde o ano passado, a comissão tem levado o projeto para análise dos centros de ensino e coletivos, como forma de agregar mais demandas que eventualmente surgirem. A ideia da comissão é a criação da Casa Frida Kahlo, um espaço destinado para o acolhimento das pessoas e mediação dos conflitos.

A discussão sobre gênero é cada vez mais relevante, principalmente no âmbito acadêmico, devido ao crescimento da violência sexual nas universidades brasileiras e à falta de políticas específicas voltadas a essa questão. Um dos poucos dados disponíveis revela que cerca de 70% das mulheres já sofreram algum tipo de assédio em universidades brasileiras, conforme o Instituto Avon, em pesquisa feita em 2015.

Participe. Sua contribuição é muito importante para construirmos uma Universidade que respeite as diferenças.