Associação de Catadores de Palmeira das Missões irá participar de Mostra da Incubadora Social em Santa Maria

A Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Palmeira Verde, grupo de Palmeira das Missões incubado na Incubadora Social da UFSM, irá participar de uma Mostra que será realizada neste domingo (09) em Santa Maria. A atividade faz parte da edição especial do Viva o Campus, que comemora os 58 anos da Universidade.

Durante o evento os grupos terão a oportunidade de mostrar os trabalhos e projetos realizados na Incubadora Social da UFSM. Os integrantes da Associação de Catadores de Palmeira das Missões também terão a oportunidade de participar de um curso de reciclagem com sacolas plásticas. A ação vai ser realizada a partir das 15h no bosque em frente ao Planetário.

A Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Palmeira Verde é um grupo formado por mais de 40 pessoas que buscam, por meio da gestão e organização social da Associação em regime de economia solidária e cooperativa, promover mudanças nos hábitos e atitudes das pessoas com relação à reutilização ou reciclagem de materiais, gerando renda e promovendo a sustentabilidade socioambiental. Com o apoio da Incubadora Social, o grupo busca conquistar um espaço para a construção de uma sede própria, destinada ao recebimento e armazenamento do material, com logística apropriada e com menos impacto ambiental, e realizar atividades práticas e teóricas de formação e orientação para melhor gerir a Associação e a logística de coleta.

A Incubadora Social da UFSM tem a finalidade de articular a execução de projetos concebidos a partir de demandas locais/regionais com vistas à geração de trabalho e renda para grupos em situação de vulnerabilidade social e em processo de organização solidária. O órgão tem como princípios norteadores a participação, a solidariedade, a autonomia, a autogestão e a sustentabilidade socioambiental. Os grupos são selecionados via edital público e podem permanecer incubados pelo período de até três anos.

A IS-UFSM acredita na relevância social e no potencial educativo do trabalho desenvolvido pela e para as comunidades vulneráveis. A Mostra da Incubadora Social foi pensada justamente para que os grupos incubados possam apresentar ao público o resultado desse trabalho.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM