Curso de Nutrição da UFSM realiza exposição de Materiais Lúdicos de Educação Nutricional

Acadêmicos da disciplina de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) do 5º semestre do curso de Nutrição da UFSM realizaram na última quinta-feira (6) a V Exposição de Materiais Lúdicos de Educação Nutricional. A atividade, que aconteceu no campus da Instituição, tem como objetivo mostrar à comunidade acadêmica os trabalhos realizados na disciplina, visando o incentivo à alimentação saudável e o esclarecimento do papel do nutricionista.

Durante o semestre, os estudantes foram divididos em seis grupos, quatro atuaram na Escola Estadual de Ensino Fundamental Cacique Neenguiru e dois na Universidade. No campus, um grupo realizou intervenção com funcionárias terceirizadas e servidores do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) e outro grupo trabalhou com quatro alunas do curso de Enfermagem, moradoras da Casa do Estudante.

Quem visitou a exposição pôde colaborar através do preenchimento da ficha de avaliação, na qual o participante assinalava de uma a quatro estrelas para avaliar a atividade dos alunos quanto à criatividade, adequação do tema para o público alvo, compreensão da proposta e aplicabilidade.

Segundo a professora responsável, Greisse Viero da Silva Leal, o foco da disciplina é capacitar os alunos a desenvolver e avaliar programas de Educação Alimentar e Nutricional que promovam mudanças no comportamento alimentar das pessoas. “Para tanto, eles precisam compreender a necessidade de realização de bons diagnósticos para o planejamento de atividades que visem o esclarecimento de dúvidas e o desenvolvimento de estratégias para a adoção de comportamentos alimentares mais adequados. A partir do diagnóstico alimentar, os alunos devem desenvolver ações adequadas para a idade e o objetivo do público alvo. Por fim, é necessário avaliar se as ações realizadas foram capazes de promover mudanças de comportamento e se atingiram seu objetivo”.

Assim, todos os trabalhos realizados na disciplina foram adequados para cada tipo de público. Com o público infantil, as atividades foram mais lúdicas, como teatros de fantoches, desenhos e degustações. Com os adolescentes, foram discutidos temas como a problematização dos comportamentos e as práticas alimentares, além da busca pelo corpo ideal. Já com os adultos, foram estabelecidas metas e estratégias individuais, com o uso de oficinas culinárias e livro de receitas.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM