1º PETchê – Encontro Gaúcho dos Grupos PET

PETchê é o Encontro Gaúcho dos grupos do Programa de Educação Tutorial (PET), que ocorrerá de forma anual e alternada entre as cidades do Rio Grande do Sul em que houverem grupos PETs. Esse consiste na reunião de Petianos e Petianas discentes, docentes e egressos do estado com o objetivo de fomentar a construção de um espaço democrático a fim de fortalecer o programa a nível estadual e nacional.

A primeira edição do PETchê acontecerá nos dias 23 e 24 de março de 2019, na Universidade Federal de Santa Maria, campus sede, e visa a resistência dos grupos PETs e a expressão das múltiplas identidades que formam o programa. Através da luta e organização dos grupos, é essencial buscar a melhoria, permanência e o fortalecimento do mesmo. Além disso, o evento busca a reflexão sobre o que faz de cada integrante um membro da comunidade petiana de fato, e, por isso, agentes que transformam a realidade em que se inserem.

Para isso, o evento contará com espaços para debater sobre Consciência Petiana, a fim de explorar os valores do Programa e entender seu papel na formação de profissionais e cidadãos responsáveis socialmente. Haverá também momentos para integração e troca de experiências sobre temas específicos, atividades intituladas de Grupos de Trabalho (GDTs), Apresentações de trabalhos e Oficinas.

Por fim, o PETchê contará com uma Assembleia Geral, e nela serão discutidas pautas relevantes para o atual contexto do programa e melhor preparação para os eventos regional e nacional, e a Formatura Petiana, um local destinado a homenagear as petianas e os petianos que se tornarão egressos ao final deste ano.

A identidade petiana é a sua identidade.