UFSM-PM realiza Primeira Chamada Oral da Lista de Espera do SiSU 2019/1

Candidatos aguardam o início da Primeira Chamada Oral na UFSM-PM

Nesta terça-feira (19) o campus da UFSM de Palmeira das Missões recebeu os candidatos inscritos na Lista de Espera do Sistema de Seleção Unificada (SiSu) 2019 para a Primeira Chamada Oral da Instituição. Participaram do processo de ingresso aproximadamente 170 candidatos interessados nas vagas de 6 cursos da UFSM-PM (Administração Diurno; Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Enfermagem e Zootecnia).

A movimentação no campus começou já pela manhã e ficou mais intensa no início da tarde, com a abertura dos portões a partir das 14h30min. O diretor em exercício do campus da UFSM-PM, professor Adriano Lago, comemora o aumento de candidatos inscritos nos cursos ofertados pela unidade. “Até o momento a ocupação de vagas nos cursos do campus foi superior ao ano de 2018 para todos os cursos. Foram preenchidas mais de 85% das 251 vagas ofertadas”, salienta. O diretor frisa ainda para que os candidatos que não lograram êxito na Primeira Chamada Oral fiquem atentos à Segunda Chamada Oral que será divulgada em breve.

A diretoria da Casa do Estudante (CEU) do campus também esteve presente no local para prestar informações sobre o Benefício Sócio-Econômico (BSE) e a Moradia Estudantil. “Nós participamos deste momento para orientar e passar informações aos candidatos sobre a moradia estudantil e os demais benefícios. Muitos são de outras cidades, outros estados e não sabem, mas nós estamos aqui para ajudar”, destaca Lauro Rubin, membro da Diretoria da CEU.

Membros da diretoria da CEU tiram dúvidas dos candidatos

Jéssica Santos da Rosa, de Júlio de Castilhos, terminou o Ensino Médio há 10 anos. No ano passado, decidiu voltar a estudar e entrou em um cursinho, onde se preparou durante o ano todo para conseguir uma vaga no Ensino Superior. A filha de 4 anos é o maior incentivo para que ela consiga concluir o curso de Zootecnia. “Estou muito feliz porque todo mundo almeja uma faculdade federal e conseguir uma vaga na UFSM é uma alegria sem tamanho”.

Assim como a Jéssica, a expectativa dos calouros em começar o curso e conquistar o diploma é grande. “Eu me senti muito feliz por conseguir a minha vaga, era algo que eu desejava há muito tempo, estava tentando e não conseguia, mas agora consegui e estou muito feliz, conta Nadieli Dutra da Cruz, de Vila Nova do Sul, caloura de Enfermagem.

Calouros comemoram o ingresso na UFSM-PM

Allana Ganze Soeiro, de Palmeira das Missões, também caloura do curso de Enfermagem, comemora por conseguir a oportunidade de ingressar no curso desejado e, ainda, na cidade onde mora. “Quando eu passei eu não acreditei, fiquei muito feliz”.

As aulas na Universidade Federal de Santa Maria iniciam no dia 11 de março. Quem ainda busca uma vaga deve ficar atento para a Segunda Chamada Oral, que deve ser divulgada em breve.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM