Professores da Rede Municipal de Ensino de Redentora participam de capacitação sobre o Método Líquen

Capacitação sobre o Método Líquen foi realizado com professores do município de
Redentora

Cerca de 50 professores da Rede Municipal de Ensino do município de Redentora participaram, no dia 18 de fevereiro, do Seminário Escolar Conhecendo o Método Líquen ministrado pela professora da Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões, Sabrina Zancan.

O encontro foi realizado no próprio município. A intenção foi explicar o Método Líquen que é um método de ensino na área do raciocínio lógico e uma proposta para auxiliar o ensino de aritmética nos anos iniciais de uma forma lógica e com disciplina. A finalidade é auxiliar professores e alunos no desenvolvimento dos conhecimentos necessários para a construção de estratégias de cálculo mental na área da Matemática. Segundo a professora Sabrina Zancan, “o objetivo do Método Líquen é empoderar as crianças com a Matemática e construir os conhecimentos de que precisam para utilizar o cálculo mental durante sua vida”.

De acordo com a professora Marcia Marques, coordenadora municipal do Método Líquen e Presidente do Conselho Municipal de Educação de Redentora, no ano passado foi realizado uma capacitação para professores de uma escola do município e, como a a ideia deu certo, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura resolveu realizar a capacitação com professores das demais escolas da rede municipal. “Observei que durante o decorrer das atividades os alunos demonstraram muito interesse e concentração. Por isso, este ano, a professora Sabrina foi convidada a passar a capacitação a todo corpo docente municipal. Por ser um método ligado a matemática, todos participaram com entusiasmo e tentaremos manter isso durante todo período letivo”.

A professora destaca ainda que, com a aplicação do Método, os alunos ficam mais concentrados ao realizar atividade diária. “É o momento que o educando vai construindo seu raciocínio lógico sem materiais concretos, o que possibilita que ele memorize para toda vida e passe a ver os números e a matemática com menos rótulos. É possível aplicar o método em tudo e a todo momento”, salienta.

Professora Sabrina Zancan aplica o Método Líquen em diversas escolas da região

Assim, com a intenção de auxiliar o desenvolvimento de estratégias de cálculo mental e promover a uniformidade da turma em relação à agilidade exatidão em aritmética básica, algumas escolas fazem a implementação do Método Líquen, cujas ações e material didático são aplicáveis aos anos iniciais do Ensino Fundamental.

O objetivo é que os alunos fiquem mais rápidos ao resolverem as questões de aritmética básica, que dispensem a contagem e que passem a utilizar o cálculo mental. Com isso, passem a gostar de matemática e a ter facilidade na aprendizagem de novos conteúdos. Desenvolvam a lógica numérica e expandam para o raciocínio lógico geral, melhorando sua criticidade.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM