Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões

Intercambista de Moçambique defende dissertação no Programa de Pós-Graduação em Agronegócios da UFSM

Ricardina Janeque, natural da cidade de Nampula, Moçambique, defende dissertação no PPGAGR

O campus da UFSM de Palmeira das Missões promoveu nesta terça-feira (26) a sua primeira defesa de mestrado de uma aluna estrangeira. Ricardina Janeque, da Universidade Zambeze de Moçambique, ingressou no Programa de Pós-Graduação em Agronegócios em 2017 e defendeu a dissertação intitulada “Análise da Competitividade da Cadeia Produtiva da Soja no Continente Africano: Moçambique, uma nova fronteira agrícola”.

Para Ricardina, a oportunidade de passar por essa experiência foi única. “Eu estudei a África, estudei Moçambique, em particular, e o que eu vou levar são os aprendizados e as técnicas que eu colhi aqui, além das nossas diferenças e o que pode melhorar lá no campo, a nível da estrutura produtiva do meu país”.

A pesquisadora analisou a cadeia produtiva da soja no continente africano

A aluna destaca o amadurecimento pessoal e profissional que adquiriu durante este tempo fora de seu país de origem, tendo a oportunidade de viver a realidade do brasileiro. “O intercâmbio te tira daquele teu mundo porque, quando estamos em um meio, acabamos pensando não como uma visão tão ampla assim. Por isso, essa experiência é muito boa, muito boa mesmo. É muito desafiante, acima de tudo. Tem seus momentos difíceis, aqueles momentos em que você sente saudade de estar naquele seio que é seu, pois é uma mudança de tudo e essa mudança é drástica na vivência e na academia também. Embora tratamos da mesma coisa, na questão da pesquisa, algumas questões são diferentes na medida que encontramos pessoas com uma outra cultura, uma nova visão, novos pensamentos, novos argumentos e isso é muito bom”.

Para o orientador da dissertação e coordenador do PPGAGR, professor Nilson Luiz Costa, essa defesa marca uma fase importante para a Pós-Graduação stricto sensu da UFSM campus de Palmeira das Missões. “A defesa da Ricardina representa um avanço no processo de internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios. Também é simbólico, pois ela levará consigo um pouco do conhecimento de cada professor, professora, TAE e estudante e também deixará um pouco de sua experiência e cultura. É o Agro da UFSM que contribui e aprende com estas experiências internacionais e também nacionais”, complementa.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM

Ricardina com os membros da Banca Examinadora