Boletim Analítico do Mercado da Soja é lançado na Expodireto Cotrijal

Reitor da UFSM, professor Paulo Afonso Burmann, prestigiou o lançamento realizado no estande da UFSM

O Núcleo de Pesquisa em Economia do Agronegócio, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Agronegócios (PPGAGR) e ao Curso de Graduação em Ciências Econômicas da UFSM campus Palmeira das Missões, lançou durante a 20ª edição da Expodireto Cotrijal, a segunda maior feira do agronegócio brasileiro realizada de 11 a 15 de março em Não-Me-Toque (RS), o Boletim Analítico do Mercado da Soja. O informativo, que tem uma periodicidade mensal, tem como objetivo fornecer análises conjunturais com um conteúdo focado na análise do mercado de commodities agrícolas, principalmente da soja.

Para o professor Nilson Luiz Costa, coordenador do PPGAGR e organizador do boletim, a participação da universidade em feiras como essa é uma oportunidade para apresentar a seriedade e qualidade do trabalho desenvolvido no campus e no mestrado em Agronegócios. “Junto com nossos parceiros de Palmeira das Missões, principalmente o Sindicato Rural e Clube Amigos da Terra, colocamos no mercado um Boletim que recebeu muitos elogios pela contribuição que trouxe para os sojicultores. Esse projeto carrega um simbolismo importante, pois mostra como a universidade pode ser parceira para a construção de conhecimento na área do agronegócio, ao oferecer contribuição relevante ao setor”, avaliou Costa.

A Expodireto Cotrijal é um grande centro de conhecimento para os produtores rurais e a presença das universidades enriquece a feira com a apresentação de trabalhos acadêmicos e novas pesquisas. “Vários grupos de pesquisa e extensão da UFSM apresentaram ao público visitante inovações e tecnologias aplicáveis ao agronegócio, bem como prestaram informações aos jovens que pretendem ingressar em cursos técnicos, de graduação e pós em nossa Universidade”, destacou o professor da UFSM-PM, Enio Giotto.

Estande da UFSM esteve movimentado durante os dias da Expodireto, em Não-Me-Toque

O reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann, prestigiou o lançamento do informativo realizado na feira. Para Burmann, a presença da UFSM na Expodireto reforça o papel da Universidade na produção e disseminação de conhecimentos que resultam em melhorias para a população. O reitor também destacou a importância da aproximação cada vez maior e entre a Universidade e o setor produtivo: “A Universidade sozinha não se sustenta em sua missão de gerar e disseminar conhecimento. Assim como o setor produtivo não se sustenta ou prospera sozinho.  Precisamos caminhar um em direção aos outros, valorizando aquilo que nos une. A UFSM vem mobilizando esforços nesse sentido”, afirmou.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM