Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Egressos da UFSM-PM fazem residência no Hospital de Clínicas de Passo Fundo



Profissionais formados na UFSM-PM em residência no Hospital de Clínicas de Passo Fundo

Dez egressos do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões, fazem parte de Programas de Residência Multiprofissional no Hospital de Clínicas de Passo Fundo (HCPF). Os profissionais integram os seguintes programas: Programa de Residência Multiprofissional em Urgência, Emergência e Intensivismo; Programa de Residência Multiprofissional em Cardiologia e Programa de Residência Multiprofissional em Atenção ao Câncer.

As residências multiprofissionais e em área profissional da saúde, foram criadas a partir da promulgação da Lei n° 11.129 de 2005. Elas são orientadas pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir das necessidades e realidades locais e regionais, e abrangem as profissões da área da saúde – Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional (Resolução CNS nº 287/1998).

Para a Enfermagem, as residências multiprofissionais representam uma importante oportunidade de especialização por se tratar de uma pós-graduação lato sensu voltada para educação em serviço. As 5760 horas desenvolvidas em dois anos de especialização se constituem por 80% de aprendizado em prática e 20% composto por suporte teórico. As residências se apresentam como meio para qualificar a inserção de jovens profissionais no mercado de trabalho, em especial nas áreas prioritárias do SUS.

De acordo com a coordenadora do curso de enfermagem, professora Neila Santini de Souza, a residência multiprofissional proporciona aos egressos da graduação em enfermagem uma especialização em serviço, pois como já são formados, recebem uma bolsa formação e atuam em área especializada, obtendo conhecimento prático e teórico para atuar em equipe multidisciplinar. “É sem dúvida uma oportunidade maravilhosa, que amplia suas oportunidades de inserção no mundo do trabalho em saúde por meio da educação permanente em serviço e da pró-atividade na busca do aprimoramento científico”, comenta a coordenadora.

Para a enfermeira e egressa da UFSM-PM, Letícia Petry, a residência no Programa Urgência, Emergência e Intensivismo do Hospital de Clínicas de Passo Fundo é uma experiência transformadora, tanto sob a ótica profissional quanto pessoal. “As 60 horas semanais se traduzem por um intenso aprendizado sobre a área de concentração, o que é acompanhado por um círculo de relações interpessoais com trocas, também intensas, entre profissionais e residentes. Agregar, à nossa formação, a visão e atuação em equipe multiprofissional seguramente enriquece-nos e qualifica o cuidado. A possibilidade de associar prática e teoria, dimensionadas de acordo com o cenário atual da saúde, permite uma visão ampliada sobre o fazer da nossa profissão e a diferença que podemos fazer na vida dos pacientes que cuidamos”, ressalta Letícia. 

Assessoria de Comunicação UFSM-PM

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-378-2779

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes