Acadêmicos e docentes da UFSM-PM participam da 9ª Conferência Municipal de Saúde de Palmeira das Missões

Docentes e discentes dos cursos de Enfermagem e Nutrição participaram da Conferência

Foi realizada na última quarta-feira (10) a 9ª Conferência Municipal de Saúde de Palmeira das Missões. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde discutiu o tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”. O evento reuniu cerca de 400 pessoas, entre representantes de usuários, trabalhadores e estudantes da área da saúde, prestadores de serviços, governo, convidados e ouvintes. A Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões, foi representada por docentes e acadêmicos dos cursos de Enfermagem e Nutrição.

O objetivo da conferência foi reunir o poder público e a comunidade para discutir diretrizes de políticas públicas em saúde na esfera municipal. O evento também foi uma oportunidade para serem apresentados os resultados positivos desenvolvidos após as principais reivindicações da última conferência, ocorrida há quatro anos.

Subdividida por eixos, a conferência falou sobre Assistência social na saúde e SUS: funcionamento, atendimento e afins. O Secretário de Saúde do município de Palmeira das Missões, Paulo Roberto Fernandes, discorreu sobre os atendimentos nos postos de saúde do município; sobre o SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, e sobre a 15ª Coordenadoria de Saúde. O secretário destacou ainda as dificuldades e os recursos escassos para o “manejo” da saúde, mas ressaltou o atendimento dos profissionais da saúde e agradeceu aos mesmos pelo trabalho que desempenham. Já o diretor do Hospital de Caridade de Palmeira das Missões, Sérgio Blümke, falou sobre o funcionamento do SUS no hospital e os avanços, implementação e atendimentos na entidade.

Durante a conferência, foram realizados trabalhos de grupo, aprovação de propostas e moções, além de aprofundamento das discussões temáticas. As conclusões e reivindicações locais analisadas em conjunto são posteriormente apresentadas na esfera estadual e federal – que já debateu uma série de assuntos relacionados ao tema proposto. Além disso, os participantes elegeram os delegados que irão representar o município na etapa Estadual. Durante o evento, também foram realizadas apresentações culturais e musicais.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM

Colaboração – Renan Moi – Bolsista da Coordenação do Curso de Enfermagem