Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Encontro Intercultural Indígena marca o Dia do Índio na UFSM-PM



Apresentação dos alunos da Escola Indígena Davi Fernandes

Em referência ao Dia do Índio, comemorado no dia 19 de abril para lembrar e reforçar a identidade dos povos indígenas e a importância de refletir, preservar e respeitar seus valores culturais, foi realizado na última quarta-feira (17) o Encontro Intercultural Indígena na UFSM Campus de Palmeira das Missões: reflexões, avanços e perspectivas.

O evento, realizado no auditório da Instituição, foi organizado pelo Núcleo de Ações Afirmativas, Direção e pelo Programa de Extensão em Desenvolvimento Regional Sustentável.

Durante todo o dia foram realizados momentos culturais com grupos indígenas da região, além de palestras, debates, reflexões e roda de conversa. Entre os temas discutidos, estavam história e territorialidade, ingresso e permanência na Universidade e coletivo das mulheres indígenas Kaingang.

O evento teve como objetivo ser um espaço de debate, valorização e respeito à cultura indígena

Segundo Ticiane Lúcia dos Santos, integrante do Núcleo de ações Afirmativas do campus, o evento foi uma oportunidade de reflexão e sensibilização à temática cultural indígena e debate sobre os avanços e perspectivas em relação às ações afirmativas. “O Encontro Intercultural Indígena surgiu a partir da iniciativa de acadêmicos do campus de Palmeira das Missões em referência ao dia do Índio que se comemora no dia 19 de abril. Aproveitando a data, planejamos um evento que mostrasse um pouco da cultura indígena, e debatesse as ações afirmativas na universidade. Acredito que foi um espaço inicial de discussão, pois nossa intenção é continuar ampliando as atividades que promovam o respeito à diversidade e os diferentes saberes na universidade” comentou. 

Assessoria de Comunicação UFSM-PM



Publicações Recentes