Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões

Campanha RESTO ZERO RU PM visa diminuir o desperdício de alimentos no Restaurante Universitário do campus

A Campanha Resto Zero RU PM é uma iniciativa da acadêmica de Nutrição Tainara Naszeniak que realiza o Estágio Curricular Prático em Unidades de Alimentação e Nutrição no Restaurante Universitário da UFSM – campus Palmeira das Missões, com a orientação da professora Maritiele Nassinger da Silva e a supervisão da nutricionista Julia Moura.

A ideia surgiu através da percepção da aluna em relação à quantidade de restos que ficam nos pratos diariamente. Somente nos 400 almoços diários sobram em torno de 14 quilos de comida por dia, proveniente apenas dos restos dos pratos do almoço e que são descartados. “A partir disso, me interessei em investigar o custo de desperdício no RU, também verificando o desperdício que ocorria por meio dos usuários que não compareciam. Infelizmente, nem todo alimento preparado pode ser reutilizado e todo o alimento que vai para a exposição não pode retornar para a área de produção e precisa ser descartado por questões legais relacionadas aos aspectos higiênico-sanitários, visando a segurança e saúde dos usuários”, explica a acadêmica.

Por meio da investigação do desperdício, a aluna verificou que, em apenas 5 dias, há um desperdício de quase 70 quilos de alimentos que sobram nos pratos e vão parar no lixo. Em um mês, esse desperdício chega a uma média de 270 quilos, quantidade que poderia alimentar em torno de 430 pessoas. “Muitos usuários não sabem que podem se servir novamente, com exceção da carne e da sobremesa, e muitas pessoas servem mais que o necessário e acaba sobrando no prato. Com a campanha, esperamos que os usuários do RU tenham mais compreensão do funcionamento do restaurante e o quanto eles são importantes para contribuir com a redução do desperdício”, afirma a nutricionista Julia Moura, responsável pelo planejamento do cardápio da unidade.

Com o objetivo de diminuir o desperdício do alimento preparado, desde 2016, o Restaurante Universitário do campus de Palmeira das Missões produz as refeições com base no número de agendamentos realizados. A intenção da campanha é lembrar os usuários da importância em fazerem o cancelamento da sua refeição, caso não possam comparecer ou então disponibilizar seu agendamento para quem esqueceu de agendar. Ao cancelar, o alimento não será preparado e, ao disponibilizar, outra pessoa poderá realizar a refeição. Em ambos os casos se evita o desperdício.

O almoço ou jantar custam para os alunos o valor de R$ 2,50 e o café custa R$ 1,00. No entanto, a universidade paga um custo de R$ 8,20 para o almoço, R$ 8,70 para o jantar e R$ 4,40 para o café da manhã. Esses são os valores desperdiçados, por pessoa, todas as vezes que alguém não comparece para realizar a refeição agendada, sejam servidores, visitantes ou alunos que possuam benefício.

A campanha ressalta ainda que mais de 50% dos alunos usuários do RU do campus possuem Benefício Socioeconômico. Esses alunos não pagam pelas refeições, sendo mais um dos motivos que mostram a importância do cancelamento ou disponibilização da refeição por todos os usuários,  pois apesar de não pagar pela refeição, há um custo para a instituição.

Para que toda a comunidade acadêmica tenha acesso a esses dados, foi elaborado o Informativo RU que trará, de uma forma clara e objetiva, as principais informações para esclarecimento e conscientização de todos. “Esperamos que, com a campanha,  os usuários do RU, tanto alunos quanto servidores, possam contribuir para reduzir o desperdício com atitudes simples, como realizar o cancelamento, disponibilizar a sua refeição e ser mais consciente no momento de se servir”, finaliza a professora Maritiele Nassinger da Silva, orientadora do estágio.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM