Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Acadêmicos da UFSM participam do Dia D de combate à Dengue em Palmeira das Missões



Acadêmicos dos cursos de Ciências Biológicas e Enfermagem participaram da ação no bairro Vista Alegre

Na última quarta-feira (8) a Vigilância em Saúde de Palmeira das Missões realizou o Dia D de Combate ao Aedes Aegypti. A ação ocorreu simultaneamente em todos os bairros do município, através das ESFs – Estratégias de Saúde da Família – locais, em parceria com órgãos públicos e entidades municipais.

Acadêmicos do curso de Ciências Biológicas e Enfermagem do campus da UFSM fizeram parte das equipes que realizaram atividades junto à comunidade, como entregas de material informativo à população, esclarecimentos de dúvidas a respeito da dengue e recolhimento de pequenos recipientes que possam acumular água.

Fabrício Vieira, agente de combate a endemias da Vigilância em Saúde de Palmeira das Missões, salientou a importância do cuidado diário que os moradores devem ter em suas residências para evitar a proliferação da doença. “A gente já teve no município um caso positivo de dengue e temos a presença do mosquito em toda a cidade, assim como em cidades vizinhas. Então, temos que ter esse cuidado diário de cada um cuidar do seu pátio e evitar o acúmulo de água parada, como manter a piscina clorada e, quem tem depósito de água para lavar a calçada, procurar colocar um pouco de água sanitária, deixar o recipiente tampado e no máximo por 5 dias a mesma água”, explicou o agente.

As esquipes conversaram com os moradores sobre a importância do cuidado com a água parada para evitar a proliferação do mosquito.

A orientação é que os moradores verifiquem os pátios ao menos uma vez por semana, ação que pode evitar um criadouro do mosquito. “Nós fizemos essa ação do dia D contra a dengue para conscientizar a população através de uma caminhada pelo bairro para conversar com os moradores. Acho importante essas iniciativas porque a gente já tem também vários casos de dengue em Sarandi e daqui a pouco a proliferação da doença pode aumentar se não tomarmos os devidos cuidados”, salientou a enfermeira coordenadora da unidade ESF Vista Alegre, Rita Lúcia.

A professora e coordenadora do curso de Ciências Biológicas do campus, professora Vanessa Fortes, participou da ação junto com os acadêmicos. “A gente trouxe o curso de Ciências Biológicas porque entendemos que essa área de saúde pública, saneamento e combate a essas doenças veiculadas por vetores, como os insetos, é muito importante para a atuação do biólogo. No caso da dengue, o combate depende bastante do envolvimento da população, então o biólogo tem um papel essencial como educador. Por isso, estamos participando para ajudar nessa conscientização da população, porque é no dia a dia, é cuidando para não ter lixo ou locais que acumulem água no pátio e que possam ser locais de proliferação do mosquito. Essa ação do dia a dia não requer muito trabalho, requer que a população se conscientize. Por isso, nós como biólogos, futuros biólogos e educadores precisamos participar desse tipo de atividade e precisamos que toda a população se mobilize para o combate ao mosquito” destacou a professora.

Todos contra a dengue

Fique atento às principais medidas de prevenção e dos sinais e sintomas da doença:

– Eliminar reservatórios de água parada;
– Contribuir na limpeza urbana;
– Denunciar focos para vigilância em saúde, no telefone 3742-7619;
– Usar repelente;
– Em caso de sintomas, não fazer uso de medicamentos sem prescrição médica, evitar circulação pela cidade, usar repelente, procurar a unidade de Saúde de referência para exames e tratamento.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM Colaboração: Vitória Cunha – Bolsista da Coordenação do Curso de Ciências Biológicas

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-378-3049

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes