Oficina Design Thinking em Educação foi realizada na UFSM-PM

Considerado uma metodologia ativa, o design thinking proporciona uma leitura da realidade voltada para as necessidades do ser humano.

Na última quarta-feira (08) o curso de Pedagogia EaD da Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões, realizou a oficina “Design Thinking na Educação: criatividade, inovação e colaboração”. A atividade foi ministrada pela professora Dra. Vanessa dos Santos Nogueira e reuniu acadêmicos e docentes de diferentes cursos da instituição.

A proposta da oficina foi discutir que, ao mesmo tempo em que a sociedade muda cada vez mais rápido com o avanço tecnológico, esses novos arranjos sociais convivem com modos de vida antigos. Essa cultura da convergência leva as pessoas a buscarem metodologias para resoluções de problemas que consigam trabalhar com a diversidade e complexidade das relações sociais. Neste cenário, o design thinking vem ganhando espaço, advindo da área do design, passando pela administração, engenharias e chegando à área educacional.

Considerado uma metodologia ativa, o design thinking proporciona uma leitura da realidade voltada para as necessidades do ser humano, o desenvolvimento de empatia, do trabalho em equipe, da criatividade e da resolução de problemas no dia a dia. O objetivo da oficina foi conhecer os conceitos relacionados e suas possibilidades para a educação e na criação de projetos em sala de aula.

Paralelamente à oficina, ocorreu nessa mesma noite uma reunião com a coordenação do curso e a direção do campus. Estiveram presentes o diretor, professor Rafael Lazzari, o professor Luiz Carlos Zucatto, coordenador do Polo UAB do município, a professora Andrea Forgiarini Cechin, coordenadora do curso de Pedagogia EaD da UFSM e o professor João Souza, tutor do curso de Pedagogia. O objetivo do encontro foi discutir algumas pautas que busquem consolidar projetos voltados não apenas aos alunos de Pedagogia, mas que integrem acadêmicos de outros cursos da universidade. Uma das ações que vem sendo discutida é a criação de uma brinquedoteca, constituindo-se como um espaço de ludicidade e aprendizado voltado à comunidade local.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM