Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões

13ª Semana Acadêmica dos cursos de Administração da UFSM-PM abordou temas como empreendedorismo, sucesso e superação

Eric Dorion durante palestra sobre empreendedorismo e resiliência.

Aconteceu de 07 a 10 de maio, no Campus da UFSM de Palmeira das Missões, a 13ª Semana Acadêmica dos cursos de Administração. Os quatro dias de evento foram de intensas atividades, como palestras e oficinas, que reuniram acadêmicos, docentes e profissionais da área.

No primeiro dia, foi realizada a palestra “Empreendedorismo e resiliência”, ministrada pelo administrador Dr. Eric Dorion. A palestra teve como objetivo principal mostrar aos alunos a importância de não deixar as oportunidades passarem por comodismo, e sempre buscar aproveitar ao máximo cada oportunidade. “Tivemos a oportunidade de aprender a enfrentar novos desafios e a correr atrás de nossos objetivos com força e persistência. O palestrante também nos incentivou a sempre procurar aprender novas coisas, ter novas experiências, obter mais conhecimento, para que possamos crescer cada vez mais e ter ótimas oportunidades no decorrer da vida, tanto pessoal, como profissional”, destacou a acadêmica Sabrina Brusque Mesadri.

No segundo dia foram realizadas diversas oficinas. Os alunos puderam tirar dúvidas sobre os intercâmbios da UFSM, através da Secretaria de Apoio Internacional e aprender um pouco mais sobre métodos de pesquisa; currículo Lattes e Vitae; comportamento e postura empresarial e princípios de consultoria.

Outra atividade muito importante que foi realizada no terceiro dia do evento foi a 2ª edição da Mini JAI – Jornada Acadêmica Integrada. A JAI é um evento anual que ocorre em Santa Maria em que os acadêmicos expõem suas pesquisas realizadas na graduação. Nesta edição da UFSM-PM, nove trabalhos de Administração foram apresentados e avaliados por professores do curso.

Na parte da noite, foi a vez da palestra “Crenças que limitam o sucesso”, ministrada pelo psicólogo e coach Eduardo Basso. O profissional explicou o que pode limitar nossas atitudes para conseguir alcançar o sucesso e o que podemos fazer para reverter posições negativas. “A palestra ministrada pelo Eduardo Basso, foi excelente. Ele falou sobre crenças que limitam o sucesso, questionando comportamentos e pensamentos que temos. Foi possível compreender mais sobre como alterar padrões, com atitudes simples e práticas, que podem ser realizadas no dia a dia. Além disso, foi um momento de incentivo aos nossos sonhos, sejam pessoais ou profissionais. Foi um instante de reflexão sobre valorização própria e daqueles que amamos e apoiam nossos sonhos, e uma brecha para o autoconhecimento. Sem dúvida nenhuma, para mim, foi a melhor palestra desta semana acadêmica. Pude ponderar sobre minhas decisões e também reorientar minhas aspirações”, salientou a acadêmica Sharize Lopes Corrêa do Nascimento.

Durante o evento, os acadêmicos dos cursos diurno e noturno de Administração e o público em geral, ouviram experiências de diversos profissionais da área.

Para encerar esta edição da Semana Acadêmica de Administração, o público participou da palestra “A beleza da superação”, com a empresária Gláucia Cabral. A profissional relatou sua experiência no ramo da beleza e a superação que teve no decorrer dos anos para crescer profissionalmente. Para a acadêmica Valéria Pietrobelli Bueno, o depoimento da empresária trouxe motivação e mostrou a importância de não desistirmos de fazer aquilo de que gostamos. “A palestrante Gláucia Cabral comentou sua história de vida desde quando tinha 12 anos e fazia a sobrancelha de sua avó e familiares pelo valor de um real. Depois de um tempo, após ajudar sua mãe no salão de beleza, aos 19 anos, resolveu fazer sobrancelhas em seu próprio apartamento e assim criou sua própria clínica”.

Para a presidente do Diretório Acadêmico de Administração, Lisiane Giovanella de Oliveira, o evento superou as expectativas. “Tivemos palestrantes que ajudaram os acadêmicos no âmbito profissional e pessoal, pois ouvimos experiências de vida em relação ao empreendedorismo e aproveitamento das oportunidades que a faculdade nos proporciona”, destacou a acadêmica.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM

Colaboração: Samuel Nogueira – Bolsista da Coordenação do Curso de Administração