Acadêmicos do curso de Zootecnia da UFSM-PM doam 300 kg de alimentos para a Associação de Catadores Palmeira Verde

Representantes da empresa Zoo Techne Jr. fizeram a entrega dos alimentos junto com o diretor do campus, Rafael Lazzari e a professora Cristiane Lazzari, integrante do projeto de extensão da UFSM que atende a Associação.

Os membros da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Palmeira Verde, do município de Palmeira das Missões, receberam nesta sexta-feira (17) a doação de 300 quilos de alimentos não perecíveis. A doação foi realizada através de uma iniciativa da Zoo Techne Jr., empresa júnior da UFSM que desenvolve projetos de consultoria Zootécnica e propicia ao estudante a aplicação prática de conhecimentos da área.

Desta vez, a prática dos acadêmicos foi diferente. Em uma atividade de integração entre docentes, técnicos e estudantes do curso, que fez parte do evento Ciclo de Estudos Zootécnicos realizado de 13 a 16 de maio, uma das provas da gincana foi a doação de alimentos. “A gente queria unir a recreação com algum bem social então pensamos em colocar alguma brincadeira que arrecadasse alimentos para poder ajudar a sociedade de Palmeira e o resultado foi mais de 300 quilos de alimentos que a gente conseguiu arrecadar. Todo mundo se empenhou bastante, principalmente por saber para onde seriam destinados esses alimentos”, explicou o presidente da Zoo Techne Jr., Abner Fuzatto.

Ao todo foram arrecadados 300 quilos de alimentos que foram distribuídos entre os membros da Associação.

Para a Diretora de Gestão de Pessoas da empresa júnior, acadêmica Andressa Pelizari, essa é também uma maneira de retribuir aos catadores o trabalho que eles fazem em deixar a cidade mais limpa. “A gente recebe todo o aporte que a gente precisa na universidade, então a gente tem que achar um meio de retribuir também e acho que nada melhor que retribuir com eles que tem esse projeto vinculado à universidade e todo o papel que eles fazem no município. Eu acho que a gente, como estudante, tem que cada vez mais fazer essas ações. Para mim, foi uma grande experiência. Poder vir aqui, entregar os alimentos e ver a felicidade deles foi algo espetacular, algo que mexe com o coração de todos nós e a gente vai fazer mais porque isso nos fortalece como pessoas”.

As doações foram distribuídas às famílias dos 27 membros da Associação e, segundo Antônio Elói Machado dos Santos, presidente do grupo, os alimentos doados vão fazer a diferença na mesa de todos. “É uma doação que vem ajudar a todas as famílias dos catadores aqui. É muito importante os estudantes estarem nos dando essa ajuda, essa força, pra gente poder trabalhar melhor um pouco. Ajuda bastante, porque no nosso trabalho, é o tempo de tu entregar o material e tu já tem que sair correndo de novo pra rua buscar mais pra dar pra pagar as contas. Por isso, vai dar uma aliviada bastante. Ficamos muito agradecidos, é uma benção para todos os catadores e os estudantes que fizeram isso merecem nossos parabéns por essa atitude nobre e de grande valor”, agradeceu o presidente.

A Associação de Catadores Palmeira Verde faz parte da Incubadora Social da UFSM que dá suporte à Associação e auxilia nas demandas do grupo.

Para finalizar, Abner Fuzatto, agradeceu a todos que colaboraram com a arrecadação dos alimentos. “O impacto que a universidade tem na sociedade nunca fica restrito aos seus muros. O que recebemos também devolvemos, seja em ciência ou em uma coisa ainda maior chamada empatia, sentimento esse que na sua ausência, muitas das vezes nos fazem reclamar da vida, quando na verdade levamos a vida que muitos sonharam em ter. Obrigado a todos que colaboraram, com o pouco de cada um causamos grande impacto na vida de quem precisa”.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM