Evento do curso de Ciências Biológicas da UFSM-PM teve como tema a Biodiversidade

Evento contou com diversas palestras, oficina e mesas-redondas com diversos profissionais da área.

Foi realizado nos dias 5 e 6 de junho no campus da UFSM de Palmeira das Missões o III Workshop de Biodiversidade. O evento, promovido pelo Diretório Acadêmico do curso de Ciências Biológicas, contou com diversas palestras, mesas-redondas e oficina.

Segundo a vice-presidente do Diretório Acadêmico de Ciências Biológicas, Sofia Welter, a organização optou pelo tema Biodiversidade por ser um assunto de extrema importância nos dias atuais. “Junto com a biodiversidade, falamos também sobre a conservação, pois cada vez mais há perda de Biodiversidade e, atualmente, isso tem tomado proporções ainda maiores. Muitas vezes, estamos extinguindo e perdendo organismos que nem temos conhecimento ao certo. Nós fizemos parte dessa grande biodiversidade e estamos tendo sérios problemas em viver em equilíbrio com demais espécies, prejudicando todo um ecossistema”, ressaltou a estudante.

Iberê Machado, biólogo do Instituto Boitatá, foi um dos palestrantes do workshop e destacou a importância de eventos como esse. “Todo evento científico é importante, pois contatos são feitos, informações são trocadas e sempre surgem ideias para novos projetos. No III Workshop de Biodiversidade, realizado pela UFSM campus Palmeira das Missões, teve um algo a mais. A receptividade e atenção da organização, a integração entre os participantes e a sede pelo conhecimento foram realmente animadoras. Em uma situação desfavorável ao meio ambiente, como a que estamos vivendo nos dias de hoje, precisamos de mais e mais pessoas se capacitando e se importando com nosso futuro”.

O contato com os profissionais da área proporcionou aos acadêmicos um maior conhecimento da realidade do mercado de trabalho e sobre demais questões que estão em pauta nos dias hoje. “Nesses eventos são trazidos novos conhecimentos para os acadêmicos, professores e profissionais, porque nem sempre temos esses assuntos debatidos em sala de aula, então, acho que é muito interessante trazer esses assuntos. Acho que foi muito produtivo, todo mundo aprendeu um pouco mais”, comentou o acadêmico Bernardo Basso.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM

Colaboração: Vitória Cunha – bolsista da Coordenação do curso de Ciências Biológicas