Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Associação Palmeira Verde realiza coleta de resíduos recicláveis no 34º Carijo da Canção Gaúcha



Durante o evento, os membros da Associação realizaram a coleta dos resíduos recicláveis e a comunidade pôde acompanhar de perto como é realizada a separação dos resíduos.

A Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Palmeira Verde marcou presença na última edição do Carijo da Canção Gaúcha, realizado de 23 a 26 de maio, no Parque de Exposições Tealmo José Schardong. Durante os quatro dias do evento, os membros da Associação realizaram a coleta dos resíduos recicláveis e a comunidade pôde acompanhar de perto como é realizada a separação dos resíduos. A iniciativa foi possível devido ao trabalho conjunto de diversas entidades.

Representantes da Universidade Federal de Santa Maria, Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente, e alunos do Colégio Estadual Três Mártires, visitaram as barracas e estabelecimentos explicando a maneira correta de fazer a separação dos resíduos gerados pelos participantes do evento.

Identificados com crachá e camiseta, os membros na Associação visitavam as barracas e estabelecimentos e solicitavam os resíduos recicláveis previamente separados, além de fazer a coleta dos resíduos descartados em local inadequando (nas ruas, fora das lixeiras). Os carrinhos doados pelo Sicredi Grande Palmeira auxiliaram na coleta, circulando nos momentos em que havia pouca movimentação de pessoas no evento.

Os resíduos coletados eram levados ao Centro de Triagem, em um terreno cedido pela organização do evento, e cuja estrutura contou com o apoio da Agrofel e Sicredi Grande Palmeira. A Secretaria de Serviços Essenciais também auxiliou na coleta, deixando os resíduos recicláveis disponíveis para a Associação e destinando os rejeitos e resíduos orgânicos para o aterro sanitário. O Centro de Triagem, onde foi realizada a separação dos resíduos recicláveis, era aberto e disponível para visitação.

Durante os quatro dias do evento, foram recolhidos 1800 quilos de materiais recicláveis, assim divididos: 166 kg de plástico mole, 78 kg de plástico cristal, 84 kg de garrafas e copos plásticos, 26 kg de baldes e bacias, 390 kg de PET, 519 kg de papelão, 46 kg de papel misto, 26 kg de ferro e 471 kg de alumínio. Nesta relação, percebemos como são classificados alguns tipos de resíduos (aqui nominados informalmente), para além da separação vidro, plástico, metal e papel. Cada um dos 7 tipos de plástico, por exemplo, tem preço diferente, e eles são vendidos separadamente pois só podem ser reciclados junto do mesmo tipo. O mesmo acontece com os diferentes metais.

A Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Palmeira Verde participa de um projeto da Incubadora Social da Universidade Federal de Santa Maria que tem foco no trabalho cooperativo e busca melhores condições de trabalho para seus membros, bem como geração de renda para eles e suas famílias, através de um trabalho digno, que promove a sustentabilidade socioambiental.

Texto: Jñana Gadea de Mello



Publicações Recentes