Acadêmico da UFSM-PM irá fazer intercâmbio em Portugal

O acadêmico do curso de Administração da Universidade Federal de Santa Maria, campus de Palmeira das Missões, Rômullo Cutes, foi selecionado para um período de estudos no exterior, por meio da Mobilidade Acadêmica Internacional da UFSM. O aluno foi aceito na Universidade da Beira Interior, localizada na cidade de Covilhã, Portugal, na qual irá cursar um semestre letivo, no período de setembro deste ano a fevereiro de 2020.

A viagem está marcada para o dia 5 de setembro e as aulas começam no dia 16. Segundo o estudo, a ideia de participar do intercâmbio foi a partir da necessidade de ter algo que me diferencia na hora de ir para o mercado de trabalho. “Ao decorrer do curso eu fui percebendo o quão importante e enriquecedor é ter uma experiência fora do país. Espero, com a viagem, aprimorar meus conhecimentos, tanto sobre a faculdade como sobre o mundo, fazer novos contatos, ir atrás de novas oportunidades, além de poder mostrar para o restante dos alunos do campus que um intercâmbio está ao alcance de todos e que todo mundo pode realizar, pois tenho muitos colegas que tem vontade de fazer um estudar fora do país, mas tem receio, medo e também por falta de informação”.

Rômullo ainda comenta sobre o enriquecimento pessoal em conviver com uma outra cultura. “Dentre as minhas expectativas está em aprender a conviver com uma cultura diferente, conviver com colegas do mundo inteiro e aprender muita coisa nova que possa agregar tanto no meu currículo como na minha vida pessoal. Já sobre os desafios, acredito que o principal vai ser passar seis meses longe da família e amigos e também a adaptação a um novo lugar, mas sei que é por uma boa causa e vou ser recompensado no futuro”, finaliza.

Para o Coordenador do curso de Administração Diurno, professor Tiago Zardin Patias, no mundo globalizado em que vivemos a internacionalização, hoje, é uma necessidade. “O acadêmico Rômullo, pela iniciativa, e a Secretaria de Apoio Internacional – SAI, pelo apoio, estão de parabéns. Esse interesse deve servir de inspiração para os demais acadêmicos do curso, mostrando que isso é possível e não tendo dúvida que seu crescimento acadêmico, profissional e pessoal será muito grande depois desta experiência. A coordenação do curso de Administração está à disposição para auxiliar nesse processo”, completou o professor.

A Secretaria de Apoio Internacional – SAI/UFSM oferece programas de intercâmbio, para os alunos regularmente matriculados na UFSM, por meio de convênios e programa com instituições estrangerias, com duração de 1 semestre, podendo ser prorrogado. Para mais informações acesse ufsm.br/sai ou entre em contato através do e-mailsai@ufsm.br ou pelos telefones 3220-8774/8934.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM