Professor da UFRGS visita Grupo de Pesquisa da UFSM-PM

Professor Mário Bernardes Wagner com a equipe de Pesquisa.

Na última sexta-feira (09) esteve presente no campus da UFSM em Palmeira das Missões o professor Mário Bernardes Wagner do Departamento de Medicina Preventiva e do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. O professor foi orientador de Doutorado da professora Vanessa R. Kirsten e, atualmente, por meio de uma parceria com a professora, orienta egressos do curso de Nutrição na pós-graduação.

A visita ocorreu para conhecer o campus e integrantes do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação e Nutrição (NEPAN) que trabalham no Projeto de Pesquisa “Segurança Alimentar em Cantinas Escolares”, coordenado pela professora Vanessa Kirsten. O projeto conta com a participação das bolsistas Bruna Steffler e Beatriz Suffert Acosta do curso de Nutrição, do nutricionista egresso Ederson Veiga Vargas e da egressa e doutoranda Mariana Baestrin.

Professor Mário Bernardes Wagner com o diretor Rafael Lazzari e integrantes do Grupo de Pesquisa.

O professor Mário Bernardes Wagner possui larga experiência como professor/consultor em Epidemiologia e Bioestatística, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos epidemiológicos, análise estatística de dados de pesquisas epidemiológicas e clínicas (incluindo análises interinas) e estruturação de bancos de dados biomédicos. Possui conhecimento de diversas linguagens de programação (HTML, PHP, SQL, JavaScript) e linguagens estatísticas (SPSS e R). Projetos pessoais recentes envolvem bancos de dados de pesquisas clínicas (MySQL e REDCap) e estudos sobre data science (espeficicamente deep learning) aplicada à saúde usando Python, RStudio com os packages Keras e TensorFlow (Google).

Assessoria de Comunicação UFSM-PM