O Protagonismo do Enfermeiro na Contemporaneidade será tema da 9ª Semana Acadêmica do curso de Enfermagem da UFSM-PM

De 10 a 12 de setembro será realizada a 9ª Semana Acadêmica do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões. O evento deste ano terá como tema “O Protagonismo do Enfermeiro no Cuidado à Saúde na Contemporaneidade: Desafios e Possibilidades” e será realizado no Auditório da UFSM-PM.

Conforme a Coordenadora da Semana Acadêmica, professora Andressa da Silveira, este é um momento para os profissionais de Enfermagem refletirem, discutirem e vivenciarem a temática proposta pelo evento. “Falar sobre o Protagonismo de Enfermagem nos dias atuais, é a oportunidade da reflexão crítica do papel do enfermeiro nos serviços de saúde e na sociedade. Além disso, é necessário resgatar o processo de cuidado, dialogar sobre o processo de trabalho, os desafios que enfrentamos no cotidiano de nossa profissão”, explica.

A professora ressalta que, atualmente, o estudante de enfermagem deve estar preparado para trabalhar diante de uma diversidade de fatores que exigem motivação, qualificação, conhecimento, liderança, criatividade e, sobretudo, protagonismo. “O enfermeiro é um líder nato de sua equipe, dialoga com as diversas áreas do conhecimento, faz a gestão do cuidado e é protagonista em diversos cenários de saúde. É essencial que a Universidade possibilite o diálogo em defesa de um modelo público na atenção à saúde, resgatando ainda o papel social do Curso de Enfermagem em nosso município, no desenvolvimento da pesquisa e extensão”.

O evento ofertará um amplo espaço para discussão e reflexão, possibilitando a troca de saberes através de diversas palestras, apresentação de trabalhos, mesas-redondas e minicursos. A programação completa da 9ª Semana Acadêmica de Enfermagem pode ser conferida no site do campus.

O valor das inscrições é de R$ 35,00 para estudantes e R$ 45,00 para profissionais. Informações sobre inscrições podem ser obtidas através do e-mail darenovacaoufsm@gmail.com. No primeiro dia do evento os participantes deverão levar um quilo de alimento não perecível ou agasalhos para doação, que serão entregues a uma entidade a ser escolhida no último dia da Semana Acadêmica.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM

Colaboração: Renan Moi – Bolsista da Coordenação do Curso de Enfermagem