Curso de Nutrição da UFSM comemora 10 anos com diversas palestras e atividades abertas ao público

Curso de Nutrição da Universidade Federal de Santa Maria completa 10 anos.

Acontece de 2 a 6 de setembro, no campus da Universidade Federal de Santa Maria de Palmeira das Missões, a 10ª Semana Acadêmica do curso de Nutrição. Nesta edição, o evento conta com uma programação especial de aniversário de 10 anos do curso. “Este ano a Semana Acadêmica tem um sabor especial por ser um momento que a gente também vai estar comemorando os 10 anos do curso de Nutrição da UFSM aqui no campus de Palmeira das Missões. Então, por esse motivo, ela tem um significado a mais. Fizemos uma programação recheada de atividades científicas e de integração entre a comunidade acadêmica, professores, alunos, egressos e a comunidade externa”, comenta a professora Adriane Blümke, integrante da Comissão Organizadora do Evento.

Durante cinco dias o auditório do campus será palco de uma programação científica atual, diversificada e de muito aprendizado visando contemplar o interesse de grande parte do público nas mais diversificadas áreas de atuação.

Na segunda-feira (2), às 9h, haverá um momento solene de comemoração, alusivo aos 10 anos do curso e, em seguida, acontece a palestra de abertura Prevenção e Tratamento da Obesidade Infantil, que irá tratar sobre o grande número de crianças com aumento de peso e o impacto na saúde das crianças, nos adolescentes e nos futuros adultos.

O evento irá contar com palestrantes de renome nacional e internacional e a entrada é gratuita. A programação completa pode ser conferida no site do campus (www.palmeira.ufsm.br). Para encerrar, na sexta-feira (6) ocorre o I Encontro dos Egressos que visa ser um momento de interação e troca de experiências entre os alunos e os nutricionistas formados na UFSM-PM, sobre a realidade do campo profissional, dificuldades e expectativas. No período da tarde, será realizada a I Gincana do curso de Nutrição, lançada no mês de maio. Desde então, servidores e acadêmicos realizaram diversas atividades, como tarefas solidárias e arrecadação de alimentos doados para o Hospital de Caridade do município. A coordenadora do curso de Nutrição, professora Patrícia Chagas, comunicou que “ com muita satisfação e alegria, foram arrecadados pelas equipes e doados ao Hospital de Caridade de Palmeira das Missões (HPM), 1271 litros de leite e mais de uma tonelada de alimentos não-perecíveis (foram 1058,83Kg de alimentos não perecíveis). No dia 02 de setembro, haverá outras atividades científicas e recreativas e, no final, será entregue o prêmio para a equipe vencedora. Haverá, também, premiação para o melhor trabalho acadêmico apresentado durante a Semana Acadêmica.

A expectativa da Comissão Organizadora é que o evento seja um momento acolhedor e de muito aprendizado. “Estamos preparando o evento há um bom tempo, não só a programação científica, mas todos os momentos que vão envolver a semana. Pensamos em cada detalhe com muito carinho para que seja algo importante, um momento de troca de conhecimento, de aprendizado, mas, acima de tudo, um momento de troca de experiências, de confraternização, de celebração, pois essa data dos 10 anos é muito importante para todos nós. Estamos trabalhando e nos dedicando para que os nossos convidados, acadêmicos e demais profissionais possam aproveitar ao máximo. Estendemos esse convite para a comunidade de Palmeira das Missões, para os profissionais da saúde, nutricionistas, enfim, para que todos possam aproveitar as atividades dentro dos temas que têm interesse”, completou a professora Adriane Blümke.

Outras informações podem ser adquiridas através do e-mail 10anosnutricaoufsm@gmail.com.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM