Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Oficina sobre Plantas Medicinais será realizada na UFSM-PM e aberta para a comunidade



Será realizada na próxima quarta-feira (23), no auditório da UFSM-PM, a oficina “A utilização de plantas medicinais por equipes de saúde”. Apesar da atividade ser direcionada para a capacitação de equipes de saúde, ela será aberta a todos os interessados, com início às 14h.

A utilização de plantas medicinais nos cuidados com a saúde é uma prática terapêutica reconhecida por diferentes populações ao longo do tempo. No Brasil, o emprego das plantas na medicina popular apresenta principalmente influência das culturas indígena, africana e europeia. Entretanto, muitas espécies da flora nativa ainda carecem de estudos para segurança no uso.

No estado do Rio Grande do Sul foi instituída a Relação Estadual de Plantas Medicinais de Interesse do SUS no Rio Grande do Sul (REPLAME/RS) e listas complementares, por meio da Portaria da Secretaria Estadual do Rio Grande do Sul 588/2017. Segundo a professora Tanea Maria Bisognin Garlet, responsável pela oficina, essa portaria reconhece que o uso popular e o nível de pesquisa acadêmica são componentes dos processos de seleção de plantas medicinais em Farmácias Vivas. “Dessa forma, pretendemos desenvolver uma oficina de capacitação para equipes de saúde, sensibilizando sobre a importância do uso de plantas medicinais e Fitoterapia nos serviços públicos de saúde, além de fornecer esclarecimentos sobre o uso adequado de cada espécie”, explica.

Para inscrições clique aqui.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-378-3710

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes