Semana do Servidor Público da UFSM-PM contou com diversas atividades no campus de Palmeira das Missões

Servidoras, colaboradoras e acadêmicas participaram do Grenal de vôlei e futebol

Em alusão ao dia 28 de outubro, no qual é comemorado o Dia do Servidor Público, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal de Santa Maria promove, anualmente, a Semana do Servidor Público. Em Palmeira das Missões, a programação foi organizada pelas técnica-administrativas em educação Charlene Oliveira Trindade, Gabriela de Oliveira Vieira e Isabel Malheiros da Silveira, Agentes de Desenvolvimento do campus.

O evento, que teve início em 2010, tem como objetivos proporcionar momentos de reflexão, informação e integração entre os servidores públicos; auxiliar no resgate da autoestima, informando aos servidores sobre a importância de cultivar momentos de dedicação ao trabalho com momentos de lazer; proporcionar momentos de debates na instituição que promovam a reflexão do sentido do viver humano e do cotidiano de trabalho; promover a participação dos servidores em eventos culturais e estimular a prática de exercícios físicos como forma de promoção à saúde.

Dessa forma, de 29 de outubro a 1º de novembro, foram realizadas diversas atividades no campus de Palmeira das Missões. Na terça-feira (29), docentes, técnico-administrativos em educação e acadêmicos participaram da palestra “Esgotamento Emocional no Trabalho: deixando a ansiedade de lado e buscando o autoconhecimento”, ministrada pela psicóloga Mariana Pesente. Na quarta (30), ocorreu a oficina “Preparação de Alimentos: glúten, lactose e açúcar – mitos e verdades”, com a professora Maritiele da Silva. A assistente social do campus, Isabel Cristina Stoelben, possui intolerância a alimentos que contém glúten e lactose e com a oficina pôde aprender algumas receitas novas. “Eu adorei a oficina, foi muito produtiva, achei muito educativa também a respeito da intolerância ao glúten e a lactose e como preparar os alimentos. Foi didático, bem explicadinho, pude fazer as receitas e aprender”.

Oficinas e palestras proporcionaram a integração entre os servidores e reflexões sobre a qualidade de vida e bem-estar no trabalho

Já na quinta-feira (31) a Biblioteca Setorial de Palmeira das Missões foi palco da 2ª Edição do “Circuito Sensorial: uma atividade possível na Biblioteca”, com atividades culturais realizadas por servidores e alunos do campus. Já, no período da tarde, ocorreu a atividade “Bate-papo e aula experimental: os benefícios do yoga e da meditação para o bem-estar pessoal e profissional”, com o professor Pablo Rauch. Ainda na quinta, a professora Sílvia de Andrade ministrou a palestra “Relacionamento Interpessoal no Trabalho”.

A semana terminou com um momento de integração entre os servidores e com um Grenal feminino de futebol e vôlei que contou com a participação de servidoras, colaboradoras e acadêmicas da instituição.

Prática de Yoga mostrou a importância do cuidado com o corpo e a mente

Para a professora Neila Santini de Souza, conhecer e compreender a prática de yoga foi uma oportunidade que há tempos gostaria de fazer. “Participar da aula experimental de yoga foi uma experiência muito nova e especial para mim, pois sempre ouvi falar muito do yoga, sempre tive curiosidade em fazer. Me senti muito bem, foi relaxante e importante tomar consciência da minha respiração para o bem-estar corporal e mental”. A professora ainda destaca as atividades realizadas na palestra sobre o relacionamento interpessoal no trabalho. “Pude conhecer um pouco mais sobre alguns colegas com quem convivo há quase 5 anos no campus, mas nunca tinha tido oportunidade de conversar sobre questões de fora do ambiente de trabalho. Discutimos e experienciamos efetivamente que as relações interpessoais não são fáceis, mas precisamos agir com equilíbrio e respeito em prol do objetivo comum da instituição, conhecer o tempo de cada um, pois com maturidade e sem agir por impulsos, conseguimos contornar os desafios  da vivência das relações interpessoais, pois a diversidade também é importante para vivermos melhor e atingirmos os objetivos institucionais.

Para a administradora Suélen Ghedini Martinelli, o evento contribuiu para o conhecimento sobre algumas questões ligadas ao ambiente de trabalho. “As atividades realizadas na Semana do Servidor foram maravilhosas, pois proporcionaram lazer e bem-estar, como por exemplo as oficinas de alimentos sem glúten e lactose e a oficina de Yoga, que foram muito positivas. Além disso, as atividades esportivas, futebol e vôlei, oportunizaram a prática de atividade física aliada à possibilidade de integração entre os vários públicos da Universidade (alunos, docentes e técnicos). Propostas como estas, da Semana do Servidor, devem ser valorizadas e incentivadas para melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho e possibilidade de socialização entre os colegas.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM