Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões

Acadêmicos e docentes da UFSM-PM realizam visita técnica na John Deere de Horizontina

O grupo, formado por estudantes do curso de Administração e do Mestrado em Agronegócios, conheceu as principais instalações da empresa e o processo produtivo da unidade

No dia 06 de novembro, estudantes do curso de Administração e do Mestrado em Agronegócios do campus da UFSM em Palmeira das Missões, acompanhados da professora Paloma de Mattos Fagundes e do professor Tiago Zardin Patias visitaram a Unidade da John Deere de Horizontina, RS. Conforme Cristine Ullmann, responsável pelas visitas institucionais da empresa, essa é “uma das unidades mais modernas do mundo”.

A visita iniciou às 8h30min com apresentação do vídeo institucional, contando a história da empresa, que nasceu em 1837 e está no Brasil desde 1979. Em seguida, os acadêmicos puderam conhecer o processo produtivo de colheitadeiras John Deere, desde as chapas de aço, pintura pelo processo E-coat (pintura por eletrodeposição), montagem e produto final.

Na ocasião, o grupo também teve acesso às oportunidades de trabalho na John Deere, através de uma palestra com a equipe de Gestão de Talentos. Posteriormente, os estudantes foram até o refeitório, onde puderam compartilhar o momento do almoço com os mais de 2.000 funcionários.

Para o acadêmico do 6º semestre do curso de Administração, Gabriel Banqueri Casemiro, a atividade foi muito significativa, pois agregou os conhecimentos práticos aos estudos realizados nas disciplinas do curso, como os relacionados às áreas de Produção e Sistemas de Informação. “Tivemos a oportunidade de observar, na prática, como se dá o sistema de produção puxada, já que o processo de produção da empresa acontece apenas sob demanda, ou seja, a partir dos pedidos dos clientes. Além disso, observamos também o sistema de produção enxuta, em que a organização busca evitar todos os tipos de desperdício na produção e tivemos uma explicação de um exemplo prático da chamada Agricultura 4.0, que prevê a utilização de sistemas informatizados para conectar, facilitar, apoiar as decisões de gestão e o funcionamento dos equipamentos agrícolas quando em uso pelo cliente, além de estabelecer um contato entre ele e a área de assistência técnica da John Deere”, explicou o estudante.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM