Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões

Prática de Meditação é implementada no campus de Palmeira das Missões

A acadêmica de enfermagem, Luísa Schuh, desenvolveu dois projetos de prática de meditação com a comunidade acadêmica

A fase universitária pode ser marcada por algumas dificuldades, sendo elas acadêmicas, interpessoais e pessoais. Pensando na preocupação com a saúde dos universitários que a acadêmica do curso de Enfermagem, Luísa Schuh, desenvolveu no primeiro semestre deste ano, o projeto de Trabalho de Conclusão de Curso “Prática de meditação com grupos de estudantes universitários como ferramenta para alívio do estresse e ansiedade”, na modalidade de uma pesquisa-intervenção.

Conforme a acadêmica, foram realizados 11encontros semanais nas dependências do campus com duração de uma hora cada e contou com a participação de estudantes dos cursos de Enfermagem e Nutrição. “Como estudante do curso de Enfermagem, praticante de meditação e conhecedora de seus benefícios, senti motivação para desenvolver esse projeto. A preocupação com a saúde dos universitários se justifica pela observação crescente de estudantes com manifestações físicas e psicológicas decorrentes das mudanças e responsabilidades que esta etapa da vida conduz, o que afeta negativamente o seu desempenho nos estudos, suas relações interpessoais e sua saúde”, explica.

Um dos projetos desenvolveu a prática com acadêmicos dos cursos de Enfermagem e Nutrição

Após o encerramento do projeto, avaliado pelos participantes como uma estratégia para promoção da saúde mental dos estudantes, e também como integrante do PET-Saúde/Interprofissionalidade, Eixo Ações Integrativas e Complementares em Saúde, Luísa, sobre a orientação da professora Tanea Garlet, criou um novo grupo de meditação semanal que envolve agora toda a comunidade acadêmica.

Os encontros para a prática de meditação acontecem todas as quartas-feiras, às 12h45min no auditório do campus e conta com a participação de docentes, técnicos, colaboradores, estudantes e é aberto a toda a comunidade de Palmeira das Missões que queiram conhecer melhor os benefícios da meditação ou fazer uma prática experimental.

A palavra meditação, “é oriunda do sânscrito, língua tradicional da Índia, como dhyana, que quer dizer atenção, contemplação”. Atualmente, a meditação é reconhecida como uma das 29 Práticas Integrativas e Complementares ofertadas pelo Sistema único de Saúde (SUS) com base nas diretrizes das Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares e Política Estadual de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.

No segundo semestre a prática passou a ser realizada todas as quartas-feiras, às 12h45min, no auditório do campus

A meditação tem o objetivo de abordar o ser humano de modo integral, produzir conexão entre os estados físico, psicológico, emocional, mental e espiritual. Por isso, a prática de meditar promove alterações estruturais em áreas cerebrais que favorecem o desenvolvimento e melhoria de habilidades mentais, cognitivas e emocionais da pessoa, com potencial para curar doenças e promover a plenitude da saúde.

Os benefícios terapêuticos da meditação contribuem para a promoção da saúde mental, reforço do sistema imunológico, prevenção do estresse e controle de problemas de saúde já estabelecidos, como estados depressivos, ansiedade, hipertensão, dores de cabeça e aquelas decorrentes de tensão muscular.

Nesta quarta-feira (11) será realizado o último encontro do ano e a prática volta a ser realizada no início do primeiro semestre de 2020.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM