Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Proinfra lança animação com medidas de prevenção de incêndio



Buscando proteger ainda mais e educar a comunidade acadêmica para a localização e identificação de sistemas de prevenção contra incêndio, o Núcleo de Prevenção de Incêndio da Pró-Reitoria de Infraestrutura produziu o vídeo “Medidas de Prevenção de Incêndio”, em parceria com o Núcleo de Tecnologia Educacional.

A produção teve como base os estudos realizados sobre o combate a incêndios e as normativas vigentes que regem o assunto. O objetivo da animação foi mostrar, de forma simples, as sinalizações e os sistemas de prevenção que são ativados na UFSM em circunstâncias emergenciais, para que todos saibam como agir em tais situações.  

Clique aqui para assistir ao vídeo.

Sistemas de prevenção contra incêndio:

– extintores de incêndio;

–  hidrantes e mangotinhos;

– alarmes de incêndio;

– detectores de fumaça;

– chuveiros automáticos ou sprinklers;

– sinalização de rotas de fuga;

– portas com barramento anti-pânico;

– saídas de emergência;

– iluminação de emergência.

O que fazer em caso de emergência:

Ao escutar o alarme de incêndio ou qualquer outro tipo de alerta de situação de emergência, mantenha a calma, pegue apenas o essencial, alerte as pessoas e ofereça ajuda se necessário. Siga as sinalizações para as rotas de fuga, dirija-se para a saída mais próxima. Utilize escadas, afaste-se do prédio e aguarde até a situação ser resolvida.

O setor responsável por adequar as edificações, instalar e fiscalizar sistemas de prevenção de incêndio, bem como capacitar as pessoas para agirem em casos de emergências é o Núcleo de Prevenção de Incêndios da Pró-Reitoria de Infraestrutura (NPI/Proinfra). A instrução da equipe é que o vídeo seja amplamente divulgado em todos os eventos e espaços públicos da Universidade de forma a educar a comunidade acadêmica.

Em caso de situações de risco ou irregularidades, entre em contato com NPI/Proinfra pelo telefone 3220-9360 ou pelo e-mail spi.proinfra@ufsm.br.

Fonte: Unidade de Comunicação Integrada

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-378-3907

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes