Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões

Catadores de Palmeira das Missões recebem terreno para instalação da sede da associação e implantação de um centro de triagem de resíduos

A doação do terreno irá viabilizar melhores condições de trabalho e qualidade de vida aos catadores

Na última quinta-feira (06), aconteceu em Palmeira das Missões a entrega de um terreno para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Palmeira Verde para a construção da sede própria e implantação de um centro de triagem de resíduos. O terreno, que possui 10.000 m² fica situado no bairro Mutirão (próximo a Escola CIEP), e foi cedido pela Prefeitura, através da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, com o objetivo de proporcionar melhores condições de trabalho aos associados.

Desde 2017, a Associação está entre as 10 entidades em período de incubação na Incubadora Social da Universidade Federal de Santa Maria. O trabalho cooperativo, em regime de economia solidária, é foco da entidade, que busca melhores condições de trabalho e qualidade de vida para seus membros e familiares, bem como geração de renda para as famílias através de um trabalho digno, com viés socioambiental. Conforme a professora Cristiane Rosa Moreira Lazzari, uma das docentes responsáveis pelo projeto, a doação do terreno é uma conquista para os catadores, mas também para toda a comunidade de Palmeira das Missões. A professora ainda destaca a importância do fortalecimento da associação para toda a comunidade para a destinação correta dos resíduos sólidos e uma ampliação das atividades de reciclagem.

A doação do terreno também é essencial ao município para contribuir com a coleta seletiva e reciclagem

Antônio Elói Machado dos Santos, presidente da associação, comemora a conquista da área para que os catadores tenham um local adequado para realizar o trabalho, mas diz que é imprescindível o auxílio da comunidade para a concretização desse sonho. “Daqui para frente vamos nos empenhar em construir a nossa sede e pedimos a colaboração de todos”, destacou.

Segundo o prefeito, Eduardo Freire, o projeto terá prioridade pois o trabalho dos catadores é essencial na contribuição com a coleta seletiva, reciclagem e limpeza do município, valorizando a questão ambiental que também é fundamental para todos os cidadãos. O próximo passo para a instalação da sede será a realização da terraplanagem do terreno para, então, começar a construção do galpão e a aquisição de equipamentos.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM

Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Palmeira das Missões