Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões

Chamada Oral em Palmeira das Missões lota o auditório do campus para ingresso na UFSM-PM

Aproximadamente 160 candidatos participaram da Chamada Oral para o preenchimento das vagas para o 1º semestre deste ano

Nesta terça-feira (18), aconteceu no campus da UFSM de Palmeira das Missões, a Chamada Oral do SISU para o preenchimento das vagas do 1º semestre de 2020. Essa é uma das formas para os estudantes que buscam garantir sua matrícula na Instituição a partir dos resultados do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2020.

Cerca de 160 candidatos do município, da região e de vários estados do país comparecem no local para confirmar as vagas nos cursos de Administração Diurno, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Enfermagem, Nutrição e Zootecnia. A apreensão, misturada com o nervosismo e felicidade, tomaram conta não só dos estudantes, mas também dos familiares e amigos que acompanharam o processo para, enfim, confirmar a tão sonhada vaga na Universidade Federal de Santa Maria.

Candidatos de todas as regiões e partes do país comparecem a Palmeira das Missões para a chamada

Bruna Cenci, 18 anos, é de Cerro Grande, município vizinho a Palmeira das Missões, e transbordou de alegria ao saber que agora é caloura da UFSM-PM. “Eu estava um pouco desanimada, porque tinha ficado atrás da colocação, mas quando foi anunciado que o número de candidatos presentes era menor que o número de vagas e que todos estariam colocados, a emoção foi lá em cima, me deu vontade de chorar, alegria, tudo ao mesmo tempo, fiquei muito feliz”, conta a nova caloura do curso de Enfermagem.

Segundo o Pró-Reitor Adjunto de Graduação, professor Jerônimo Tybusch, a Chamada Oral é uma das que mais preenche vagas, o que pôde ser confirmado, com a lotação do auditório do campus para o procedimento da chamada dentro dos cursos e cotas da unidade. “A ideia é que a gente consiga um bom preenchimento nessa chamada e, depois, as vagas que ainda restarem vão para a segunda chamada oral, terceira chamada no geral, que é a chamada por classificação geral. Então, nessa chamada nós pretendemos preencher mais um pouco e, ainda assim, o último processo sendo o processo de vagas remanescentes”.

Calouros saíram aliviados e comemoraram a vaga conquistada na UFSM

De acordo com o professor, a procura e o preenchimento das vagas tem se mantido e, este ano, inclusive até com uma procura um pouco maior dos nos outros anos. “Com essa técnica, a UFSM como um todo tem conseguido um preenchimento de 97 a 98 por cento das vagas e, como sempre, Palmeira das Missões tem um bom preenchimento. A gente está comprovando isso com o auditório lotado e esperamos que na próxima a gente consiga preencher as vagas restantes”, pontuou o responsável pelo SISU na Universidade Federal de Santa Maria.

As aulas do primeiro semestre letivo da UFSM iniciam no dia 9 de março. Durante esta semana, até sexta-feira (21) ocorre ainda o período de rematrículas para estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação, que devem ser feitas no site da instituição, pelo Portal Aluno.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM