Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões

UFSM e Husm se mobilizam para enfrentar o novo coronavírus

O semestre letivo na UFSM se inicia com uma preocupação que não estava nos planos: o risco do novo coronavírus. A UFSM recebe mais de 24 mil alunos em seus quatro campi e, assim, são necessárias medidas para mitigar os riscos de que o Covid-19 se espalhe.

Na Instituição, tanto o Departamento de Saúde Coletiva do Centro de Ciências da Saúde (CCS) quanto o Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente do Hospital Universitário (Husm) estão atentos ao problema e já vêm adotando estratégias. Ambos os setores recebem informações do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O Departamento de Saúde Coletiva elaborou um folder com informações sobre a doença e dicas de higiene pessoal e coletiva para evitar a transmissão do vírus. O material foi entregue recentemente durante a chamada oral do SiSU, no Centro de Convenções, e em outros locais do campus sede. Outras ações estão previstas para os próximos dias.

Segundo a professora do Departamento de Saúde Coletiva Liane Righi, o mais importante é fornecer a informação correta, como a necessidade de lavar as mãos com água e sabão. “É simples, mas é uma medida importante”, afirma. Ela também destaca que as unidades de saúde estão preparadas para receber e identificar sujeitos suspeitos. Por isso, não há motivo para pânico. “Continuaremos tendo problemas respiratórios, alergias, resfriados, então, não entrar em pânico, e não seguir informações que não sejam oficiais”, ressalta.

Neste sentido, dispostos a contribuir com o enfrentamento do novo coronavírus no espaço da Universidade, professores do Departamento de Saúde Coletiva e de outros departamentos do CCS elaboraram uma nota informativa. A contribuição da UFSM também está se dando por meio dos alunos da Residência Multiprofissional, que estão fazendo atividades na Vigilância Sanitária do município.

Liane também destaca a importância de o país contar com um serviço público de saúde atuante e com o trabalho das universidades públicas. “Penso que o que nos protege do coronavírus e de outras situações que poderemos enfrentar é exatamente a existência de serviços permanentes, que são os de vigilância, de atenção básica, o Husm, e é importante que estes lugares tenham pessoas competentes, treinadas. O que nos protege é a existência de serviços públicos, de trabalhadores concursados, capacitados para sua função, de laboratórios bem equipados e funcionando, com pesquisas andando”, afirma, manifestando preocupação com a falta de financiamento, que neste momento ameaça este trabalho.

Capacitações no Husm

No Husm, a mobilização contra o novo coronavírus começou ainda em janeiro, quando foram realizadas capacitações na recepção do pronto-atendimento para triagem dos pacientes sintomáticos. Desde 26 de fevereiro, estão ocorrendo capacitações tanto no pronto-socorro quanto no auditório Gulerpe, das quais já participaram 236 funcionários e alunos.

Segundo a médica infectologista do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente do Husm Liliane Souto Pacheco, nestes encontros estão sendo repassadas as orientações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS), como adotar etiqueta respiratória, higienizar as mãos com frequência, evitar compartilhamento de utensílios, evitar tocar em superfícies desnecessárias, evitar aglomerados, além das orientações para isolamento específicas dos profissionais de saúde.

Em caso de suspeita, conforme Liliane, são adotados procedimentos específicos no Husm. O paciente sintomático recebe máscara, e o atendimento é realizado em leito de isolamento, juntamente com todas as medidas necessárias para evitar a disseminação do vírus, incluindo o uso de equipamentos de proteção e intensificação da higienização das mãos.

Atendimento a alunos e servidores

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) orienta os alunos que apresentem algum sintoma respiratório e que tenha viajado ou tido contato com alguma pessoa viajou para algum dos países onde há transmissão local do Covid-19 nos últimos 14 dias a procurar o Serviço de Emergência da Casa do Estudante, no térreo da Prae (prédio 48D), para maior orientação.

As equipes que atuam no Serviço de Emergência em Saúde (SEU), que atende alunos e servidores da UFSM, participaram de qualificações realizadas no Husm, mas o serviço é voltado somente para casos de emergência. Já as equipes de saúde e de segurança do trabalho da Coordenadoria de Qualidade de Vida do Servidor (CQVS) reforçam que os servidores da universidade devem estar atentos aos cuidados e procedimentos recomendados pelo Ministério da Saúde para evitar a propagação do vírus no ambiente de trabalho. Em caso de atualização do Ministério, a CQVS publicará novas orientações.

Texto: Agência de Notícias da UFSM

Assista ao vídeo do Ministério da Saúde sobre o coronavírus: