Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM busca captar recursos para combate à Covid-19 por meio de projeto da Fatec



A Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência (Fatec) elaborou um projeto para apoiar as ações e estratégias da UFSM voltadas ao combate ao coronavírus. Trata-se da “Ação Fatec/UFSM contra a pandemia Covid-19”, uma iniciativa para arrecadar doações de pessoas físicas e jurídicas que serão destinadas aos diferentes projetos em execução pela UFSM e Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) no enfrentamento à pandemia.

O objetivo da Fatec é atuar como um elemento de ligação entre o esforço comunitário e o esforço técnico-científico da UFSM, auxiliando no suprimento de bens de capital e de consumo para as atividades da comunidade acadêmica engajada em encontrar soluções inovadores para o combate à pandemia.

A ideia surgiu na sexta-feira (3), por demanda do Gabinete do Reitor,  e ganhou corpo no final de semana, após conversas virtuais envolvendo a diretoria e a gerência executiva da Fatec e representantes da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) da UFSM. Nesta segunda (6) foi providenciada a abertura de uma conta corrente no Banco do Brasil (ver detalhes no final do texto e na imagem ao lado) para recebimento das doações, que já podem ser feitas pelo período de seis meses, prazo que poderá ser prorrogado se a pandemia persistir. 

O diretor da Fundação, professor Jéferson de Souza Flores, explica que as doações podem ser feitas por pessoas físicas e jurídicas diretamente na conta bancária, podendo ser destinadas tanto de forma geral, para todas as ações desenvolvidas no âmbito da UFSM, quanto para projetos específicos, como a produção de álcool gel, produção e reforma de respiradores, entre outros. Neste sentido, está sendo desenvolvido um formulário específico para quem quiser direcionar sua doação. Este formulário estará disponível a partir desta terça-feira (7) pela manhã no site da Fatec

A destinação dos valores arrecadados será definida por um comitê técnico, a ser composto por representantes da UFSM e do Husm, conforme as prioridades. “A Fatec se encarrega da parte burocrática, de arrecadação e prestação de contas, e a UFSM, por meio do comitê técnico, vai dizer quais são as prioridades na aplicação dos recursos”, explica Jéferson. 

À Fundação, a partir das indicações do comitê técnico, também caberá a aplicação dos recursos, que poderá contemplar a aquisição de insumos para profilaxia; aquisição de peças, materiais, máquinas e insumos correlatos ao reparo, desenvolvimento e construção de ventiladores mecânicos para suporte respiratório em seres humanos; aquisição de outros bens de consumo e de capital considerados necessários para o tratamento de pacientes de Covid-19; e repasse de recursos físicos e financeiros à ações voltadas ao combate da pandemia.

A metodologia adotada pela Fatec consistirá nas seguintes etapas: auxiliar na realização e promoção de campanha de arrecadação de recursos oriundos de doações de pessoas físicas e jurídicas, bem como de orçamentos públicos; aplicar os recursos arrecadados especificamente na aquisição de bens de capital e de consumo para serem disponibilizados às ações ordinárias e extraordinárias do Husm e de grupos de pesquisa e extensão da UFSM, nas formas, quantidades e prazos designados pela UFSM; destinar recursos financeiros para projetos correlatos devidamente registrados na Fatec.

Também estão previstas na metodologia as demais etapas: formalizar os devidos processos de compras, com os requisitos mínimos necessários para garantir a economicidade e eficiência da despesa; movimentar os recursos exclusivamente através de conta bancária específica; contabilizar a receita e despesa em contas facilmente identificáveis; preparar a devida prestação de contas e expô-la ao escrutínio público através dos devidos meios de promoção de transparência; permitir o fácil acesso da UFSM e do Ministério Público a todos os atos, processos e elementos constituintes de suas ações de execução do projeto. 

Segundo Jéferson, a ideia é criar um conselho fiscal, com membros representando o Ministério Público, o Conselho de Curadores da UFSM e a Proplan, para fiscalizar a movimentação dos recursos, garantindo segurança de arrecadação e destinação de recursos para quem realizou a doação e assegurando transparência à comunidade.

A Fatec é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, que tem como objetivo básico dar o suporte ao desenvolvimento da tecnologia, das ciências e das artes, pelo apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão da UFSM, pelo assessoramento à elaboração de projetos e administração dos recursos obtidos. Neste momento de grave crise, soma-se aos esforços institucionais de combate à pandemia. “Nosso objetivo é pelo menos ajudar a mitigar os efeitos deste vírus, atendendo às demandas geradas pela pandemia”, afirma o professor. 

Como doar:

Os interessados já podem doar para Banco do Brasil, agência 1484-2, conta corrente 43051-X, Fatec UFSM Covid-19. No momento do depósito/transferência, no campo “código identificador”, digitar o próprio CPF ou CNPJ.

Quem pode doar:

Qualquer pessoa física ou jurídica, entes públicos.

Texto: Agência de Notícias da UFSM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-378-4147

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes