Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Meditação e práticas para o bem-estar são promovidas pelo PET-Saúde do campus de Palmeira das Missões



Luana Parcianello, acadêmica de Enfermagem, grava vídeos de meditação em casa para promover o bem-estar das pessoas neste período de isolamento social

Integrantes do Eixo das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) do PET-Saúde Interprofissionalidade do campus da UFSM de Palmeira das Missões têm realizado atividades de meditação a distância com acadêmicos, servidores e a comunidade em geral durante esse período de isolamento social.

Luana Parcianello, acadêmica do curso de Enfermagem e bolsista do Programa de Educação para o Trabalho, é a responsável pelo Grupo de Meditação criado na instituição e que, desde o ano passado, reúne-se todas as quartas-feiras, às 12h45min, para realizar alguns minutos de meditação no campus. Conforme a estudante, essa é uma das ações que são discutidas e promovidas pelo grupo. “Esse é um tema que eu gosto muito e dentro do nosso grupo a gente trabalha e estuda sobre as práticas. Agora, em decorrência da interrupção das atividades acadêmicas presenciais, eu fiquei pensando de que forma eu poderia continuar contribuindo e fazer algo por mim e pelos outros. Foi então que surgiu esse desafio de produzir vídeos com meditações e exercícios aos interessados”.

De acordo com Luana, a gravação do primeiro vídeo foi um obstáculo a ser superado. “Foi um desafio para mim fazer o primeiro vídeo. Mas então eu sentei e comecei a fazer e percebi que várias coisas foram sendo desconstruídas em mim e aquele processo foi só melhorando. Agora, vejo de uma forma muito positiva eu ter saído da zona de conforto e ter pensado em ações diferentes e que vão repercutir positivamente em outras pessoas”, salienta.

O Grupo de Meditação é aberto para toda a população que queira participar das práticas realizadas pelo PET-Saúde

Os vídeos são postados todas as quartas-feiras em um grupo de WhatsApp que é aberto à toda a comunidade acadêmica, local e regional. “Estou muito feliz em estar podendo levar o que eu sei para os outros. Acho que, ainda mais nesse momento, a meditação é muito bem-vinda e espero que as pessoas também possam se entregar para essa prática. Mesmo que seja cinco, dez minutos, faz diferença. Tudo que é diferente, faz diferença e temos que nos abrir para isso”.

A meditação, como outras práticas, tem inúmeros benefícios: ajuda na concentração, a aliviar a ansiedade, no autoconhecimento, na imunidade, insônia, etc. “Atualmente nos deparamos muito com a ansiedade, que é o que temos muito neste momento, pois a gente não sabe o que vai acontecer, não conseguimos controlar a situação e isso gera muita angústia, então, a meditação nos permite ficar presente. É também uma ferramenta de autoconhecimento porque a gente consegue perceber o que tem de errado no nosso corpo. É como se a gente criasse uma comunicação que antes a gente não tinha. Só quando sentamos e experimentamos a prática, conseguimos perceber o quanto uma respiração consciente é valiosa”, finaliza a acadêmica.

Para fazer parte do Grupo de Meditação da UFSM-PM e receber os vídeos produzidos pela acadêmica, basta enviar um e-mail para assessoriapm@ufsm.br com o assunto Grupo de Meditação.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-378-4212

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes