Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM terá observatório socieconômico para avaliar os impactos da Covid-19 na economia com participação de docente da UFSM-PM



A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) aprovou o projeto de pesquisa Observatório Socioeconômico da Covid-19: uma análise do impacto da pandemia em questões econômicas e sociais por meio de uma perspectiva estadual, regional e nacional, coordenado pelos professores Daniel Arruda Coronel (UFSM) e Nelson Guilherme Machado Pinto (UFSM-PM), e que conta com a participação dos professores, também da Universidade Federal de Santa Maria,  Reisoli Bender Filho, Kalinca Léia Becker e Kelmara Mendes Vieira e de pesquisadores da UNIPAMPA (Universidade Federal do Pampa), IMED (Faculdade Meridional) e UFV (Universidade Federal de Viçosa, MG).

O projeto visa verificar os impactos socioeconômicos causados pela Covid-19 dentro da realidade do Rio Grande do Sul, das macrorregiões brasileiras e da economia brasileira como um todo, estimando cenários de recuperação para as economias e realidades sociais de cada localidade por meio da criação de um Observatório Socioeconômico da Covid-19.

Um Observatório Socioeconômico com dados dos impactos que essas variáveis sofreram nas economias locais serve, em um primeiro momento, como um sistema de informação que pode pautar uma tomada de decisão. A partir disso, a proposta do observatório não é apenas ser informativo, mas demonstrar quais medidas podem ser tomadas e seus reflexos a fim de colocar em debate atitudes intervencionistas das administrações públicas locais pesquisadas. O principal resultado deste projeto deverá ser uma contribuição teórica e técnica relevante ao tema das questões socioeconômicas ligadas à Covid-19 amparada por evidências empíricas.

O professor Daniel Arruda Coronel é docente Associado do Departamento de Economia e Relações Internacionais, com atuação como Docente Permanente nos Programas de Pós-Graduação (Stricto sensu) em Gestão de Organizações Públicas, de Agronegócios e de Economia e Desenvolvimento, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), sendo bolsista de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), diretor da Editora UFSM e presidente do seu conselho editorial. O professor Nelson Guilherme Machado Pinto é Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), lotado no Departamento de Administração no campus Palmeira das Missões. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública e Professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas da Universidade Federal de Santa Maria (PPGOP/UFSM). Atualmente é chefe do Departamento de Administração da UFSM, coordenador do Grupo de Estudos em Administração Pública, Econômica e Financeira (GEAPEF), participante do Grupo de Extensão e Pesquisa em Estratégia Organizacional (GEPEO) e Líder da linha de pesquisa Ferramentas de Avaliação e Controle da Gestão Pública do PPGOP/UFSM.


Publicações Recentes