Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões

Pesquisadores da UFSM-PM explicam como são feitos os testes da COVID-19

O objetivo do seminário foi apresentar a equipe responsável pela realização dos testes e explicar como é realizado todo o procedimento

Foi realizado, na última quinta-feira (07) no auditório do campus da Universidade Federal de Santa Maria de Palmeira das Missões, o Seminário Técnico “Diagnóstico Molecular de SARS-CoV-2: Biossegurança e Técnicas”. A atividade, promovida pelos Laboratórios de Genética Evolutiva e Microbiologia da UFSM-PM, foi destinada aos profissionais da saúde envolvidos nos diagnósticos da Covid-19 no município e  região, e à população em geral, através de uma transmissão ao vivo pela página do Facebook da instituição.

De acordo com a professora Ângela Batista, integrante da equipe que realiza os testes no campus, o objetivo da ação foi explicar como ocorre o processo de testagem, desde a coleta das amostras até a emissão do laudo pela UFSM. “Para um cientista é um desafio popularizar a ciência, utilizar palavras simples para divulgar algo tão técnico e científico à comunidade. O diagnóstico do novo coronavírus não é simples, mas hoje explicamos para a população que, com a equipe treinada da universidade e com o apoio recebido, ele é possível de ser realizado em nossos laboratórios.”

O Seminário foi transmitido ao vivo pelo Facebook. Da esquerda para a direita: diretor do campus, professor Rafael Lazzari, e responsáveis pelos testes, Terimar Moresco, Daniel Graichen e Ângela Batista

A atividade fez parte da Programação da Marcha Virtual pela Ciência no Brasil, evento promovido pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência que tem a intenção de chamar a atenção para a importância da ciência no enfrentamento da pandemia de Covid-19 e de suas implicações sociais, econômicas e para a saúde das pessoas. “Nesse momento, a divulgação do nosso trabalho tranquiliza a população que tem tantas incertezas em momento de pandemia. Além disso nossa transmissão ao vivo nos permitiu marchar junto com vários cientistas em defesa da ciência que, neste momento, ganha um outro significado para o benefício à comunidade.”

A realização dos testes para diagnosticar a Covid-19 é feita através de parcerias entre a instituição, a prefeitura de Palmeira das Missões, além de mais de 10 municípios da região. As parcerias com a comunidade também foram fundamentais para que fosse possível diagnosticar o vírus no município. Fernandes Vincensi é presidente da Associação Escola Técnica do Comércio, que doou o aparelho necessário para diagnosticar o novo coronavírus. “O importante, nestas ocasiões, são  as ações  conjuntas levadas a efeito: comunidade científica, órgãos de saúde  e sociedade civil em prol da saúde  pública. Esperamos que, a partir disso, possam ocorrer novas iniciativas no combate a esta pandemia. Esperamos que o isolamento social, o distanciamento, o uso adequado dos equipamento de higiene e proteção individual sejam iniciativas tomadas por todos, pois só  assim venceremos esta batalha”, afirmou o presidente.

Mais informações sobre o assunto ou dúvidas sobre a Covid-19 podem ser enviadas para o e-mail assessoriapm@ufsm.br. O vídeo do seminário está disponível no Facebook @ufsmpalmeira.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM