Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões

Mês da Enfermagem é celebrado na UFSM-PM com webconferências semanais

As webconferências tem como objetivo discutir assuntos da área e celebrar o mês da Enfermagem

O curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões, tem promovido durante todo o mês de maio webconferências semanais para celebrar o mês da Enfermagem. O Dia Mundial do Enfermeiro é comemorado no dia 12 em homenagem à Florence Nightingale, profissional que nasceu em 12 de maio de 1820 e que marcou a enfermagem moderna no mundo. Este ano, portanto, comemora-se os 200 anos de seu legado.

No Brasil, além do Dia do Enfermeiro, comemora-se a Semana da Enfermagem, entre os dias 12 e 20 de maio, período instituído em meados dos anos 40, em homenagem à Florence Nigthingale e Anna Nery, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.  A primeira Escola de Enfermagem fundada no Brasil recebeu o seu nome. Anna Nery, como Florence Nightingale, rompeu com os preconceitos da época que ligavam a figura feminina apenas às atividades do lar e da família.

Assim, no dia 4 de maio, o curso de Enfermagem promoveu uma webconferência com a enfermeira pediatra Rebecca Ortiz La Banca, educadora em diabetes e pesquisadora do Joslin Diabetes Center – USA em Boston, e que abordou o tema “A Criança com Diabetes, o Papel do Enfermeiro no Cuidado e na Pesquisa”. No dia 15 de maio, discutiu-se sobre o “Cuidado ao Idoso em Tempos de Pandemia”, com a professora Karina Silveira de Almeida Hammerschmidt, docente da UFPR e membro do Departamento Científico de Enfermagem Gerontológica da Associação Brasileira de Enfermagem –  ABEn.

A próxima webconferência, organizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Palmeira das Missões, será no dia 22 de maio (sexta-feira). O tema abordado será a “Atenção Primária à Saúde em Tempos de Pandemia” e terá a participação especial de Sheila Mai, docente do curso de Enfermagem da Unisinos e de Priscila Rodrigues, Coordenadora Técnica da Secretaria Municipal de Saúde de Palmeira das Missões e do Centro de Operações Emergenciais (COE).

O link de acesso da webconferência é https://meet.google.com/hpg-ysdj-die. As inscrições para solicitação dos certificados são realizadas durante a web via chat.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM