Andamento do semestre letivo e início do próximo foram assuntos da 2ª edição da live Tira-Dúvidas da UFSM-PM

Diretor do campus, professor Rafael Lazzari, tirou as dúvidas de estudantes e servidores sobre as atividades da instituição durante a pandemia

Nessa quarta-feira (17), a direção do campus da UFSM de Palmeira das Missões realizou a 2ª edição da Live Tira-Dúvidas, voltada para servidores e acadêmicos da instituição. Durante a transmissão, o diretor, professor Rafael Lazzari, juntamente com o vice-diretor, Adriano Lago, responderam aos questionamentos de acadêmicos, docentes e técnico-administrativos em educação em relação às atividades acadêmicas durante a pandemia causada pelo novo coronavírus.

Lazzari salientou o cenário atual no município de Palmeira das Missões que, em cerca de um mês, passou de 4 para 100 casos de pacientes com Covid-19 e 4 óbitos causados pela doença. “O aumento do número de casos durante esse tempo se deve também pela maior quantidade de testes que estamos realizando nos nossos laboratórios e que testaram positivo para o novo coronavírus. Com base nisso, podemos afirmar que o município está com um nível de contaminação alto e a população precisa redobrar os cuidados de prevenção”, afirmou.

O diretor voltou a destacar que ainda não há certeza de quando as aulas presenciais voltarão e ressaltou que neste momento todos precisam ter empatia, serenidade e paciência. Outro assunto abordado foi o Regime de Exercícios Domiciliares Especiais (REDE) adotado pela Universidade Federal de Santa Maria para que os estudantes tenham aulas em casa, de forma online. Lazzari comentou que o REDE irá auxiliar a diminuir as turmas no retorno, pois alguns alunos já terão completado o semestre de forma virtual, enquanto os que não optaram em estudar pelo REDE terão as aulas presenciais recuperadas em 15 semanas, assim que iniciar as atividades presenciais. “Só iremos começar o segundo semestre de 2020 quando encerrarmos o primeiro semestre, assim, pode ser que o segundo semestre inicie em janeiro de 2021, por exemplo”.

A importância dos cuidados de prevenção agora e na volta às aulas foi um dos destaques da reunião

Durante a reunião virtual, TAEs, acadêmicos e docentes se manifestaram, dentre eles, a professora Terimar Moresco, que falou sobre os testes de Covid-19 realizados nos laboratórios de Genética Evolutiva e Microbiologia. “No início, a ideia era realizarmos os testes apenas para Palmeira das Missões, mas nós tivemos uma dimensão maior que a esperada e hoje atendemos 52 municípios. Isso trouxe uma grande visibilidade para o campus e mostrou para a comunidade a qualidade da estrutura de nossos laboratórios e de nossos pesquisadores”. A docente ainda ressaltou que a UFSM-PM é uma das poucas universidades que têm parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul para realizar os testes de Covid-19.

Até o momento, já foram feitos cerca de 1150 testes no campus de Palmeira das Missões. As amostras são levadas todas as manhãs aos laboratórios por equipes das secretarias de saúde dos municípios conveniados. Não são realizadas testagens de outra maneira a não ser por meio das secretarias de saúde.

Nesta sexta-feira (19), às 19h, a UFSM-PM fará uma live com o diretor Rafael Lazzari através do instagram @ufsmpm para falar sobre todos esses assuntos abordados e as últimas informações a respeito das atividades da universidade durante a pandemia.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM