Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões

Plataforma UFSM em Rede é lançada com o intuito de auxiliar o ensino remoto

Com a suspensão das atividades letivas presenciais em função da pandemia causada pelo novo coronavírus, a UFSM lançou, na última terça-feira (23), a plataforma UFSM em Rede. O lançamento ocorreu durante a webinar “Metodologias e estratégias de avaliação online para ensino presencial ou remoto”. A plataforma terá a missão de facilitar o ensino tanto para o professor como para o aluno enquanto não houver o retorno das atividades presenciais nos campi.

A pró-reitora de Graduação, Martha Adaime, e o professor Jerônimo Tybusch apresentaram a ferramenta durante o evento. A plataforma será colaborativa, dinâmica, interativa e com atualização semanal. De modo geral, abre o leque de possibilidades de professores e alunos enquanto o ensino remoto for utilizado. “O intuito é proporcionar um contato com conceitos e conteúdos iniciais e bastante práticos no que tange principalmente a planejamento, interação e interatividade e avaliação”, destacou Jerônimo.

O portal contém informações e dicas sobre como implementar o ensino remoto apoiado em tecnologias. Está organizado em quatro áreas temáticas que contemplam o planejamento das aulas ou atividades, recursos para promover a interação, como avaliar o estudante e depoimentos de professores e estudantes durante o Regime de Exercícios Domiciliares Especiais (REDE).

A webinar teve como convidado o doutor em Ciências da Educação com especialização em Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho e professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) João Bottentuit, e contou com a participação do reitor, Paulo Afonso Burmann, e do vice-reitor da UFSM, Luciano Schuch, entre outros docentes. O conteúdo está disponível no Farol.

Texto: Juan Grings, acadêmico de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias
Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista da Agência de Notícias