PET-Saúde Interprofissionalidade da UFSM-PM divulga vídeo sobre as mudanças realizadas nos cursos e serviços de saúde após a implementação do Programa

Integrantes do PET-Saúde Interprofissionalidade da UFSM-PM produziram um vídeo sobre as mudanças produzidas pelo Programa nos cursos, serviços de saúde e nas atividades de aprendizagem e cuidado.

No vídeo, estudantes e preceptores que fazem parte do grupo falam sobre o trabalho realizado pelo PET-Saúde. Os acadêmicos explicam que o trabalho oportuniza vivenciar a interprofissionalidade através da integração entre discentes e profissionais das mais diferentes áreas, desenvolvendo um trabalho colaborativo com um olhar crítico, construtivo e ampliado para as questões de saúde, sempre com um olhar mais humanizado e centrado ao usuário.

Conforme os integrantes, o método integrativo e compartilhado de aprendizagem estimula mudanças na forma de realizar atendimento, pois busca incentivar o trabalho em equipe e atender as necessidades em saúde que a cada dia tornam-se mais dinâmicas e complexas, além de solucionar problemas através da discussão interdisciplinar.

No vídeo, os estudantes afirmam que as experiências do PET-Saúde são fundamentais para a melhoria da educação e da atenção à saúde, gerando mais responsabilidade social e preparando os futuros profissionais a serem mais atuantes e comprometidos.

Já os preceptores salientam que as ações e atividades do programa estreitam a ligação entre serviço, universidade e usuários (comunidade). Segundo os profissionais, a inserção de acadêmicos dentro de serviços e o trabalho interdisciplinar é um desafio tanto para o profissional quanto para o estudante, pois é necessário integrar esses diferentes saberes, criando uma possibilidade de aprendizado totalmente nova e isso faz com que todos pensem de forma conjunta e colaborativa, com o objetivo comum, que é melhorar o cuidado da população através de um olhar ampliado.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM