I Ciclo de Palestras: Webinars do Curso de Nutrição da UFSM

Na última quinta-feira dia (16), o Curso de Nutrição deu início ao I Ciclo de Palestras: Webinars do Curso de Nutrição da UFSM com a temática “Práticas Sustentáveis em Unidades de Alimentação e Nutrição” contando com a presença da nutricionista Dra. Renata Machado – Coordenadora Geral do Sistema Integrado de Alimentação da UFRJ. O evento contou com as professoras Thaís Pinheiro e Cariza T. Bohrer como convidadas especiais que contribuíram com seus conhecimentos na área. Segundo a Profª Carla Brasil que estava à frente na organização dessa Webinar ‘’É possível a adoção de medidas sustentáveis em toda a cadeia produtiva de refeições em Unidades de Alimentação e Nutrição (UANs), especialmente em Restaurantes Universitários (RUs), onde se destaca o papel do Nutricionista, que executa funções essenciais para a implantação de tais medidas, proporcionando o aumento dos aspectos sustentáveis em todos os processos de produção e distribuição de refeições. Dentre as práticas sustentáveis encontradas em UANs temos o reaproveitamento de óleo e gorduras, a realização de coleta seletiva e reciclagem, campanhas contra o desperdício de alimentos, capacitações para o uso racional de recursos hídricos e energéticos, aquisição de hortifrutícolas oriundos da agricultura familiar, elaboração de cardápio considerando a sazonalidade dos gêneros alimentícios, entre outros’’.

O evento contou com mais de 100 participantes, sendo “uma tarde maravilhosa, um momento ímpar de grande aprendizado e reflexão sobre como podemos viver a cultura da sustentabilidade na nossa sociedade e como a universidade é um excelente espaço para colocar essas práticas em ação” relata a Profª Adriane Cervi Blümke.

Esse ano frente ao cenário atual de pandemia de COVID-19 e atividades presenciais suspensas o Colegiado do Curso optou por realizar o Ciclo de palestras oportunizando a formação continuada dos nossos alunos bem como a aproximação com experiências dos profissionais convidados. O Ciclo será contínuo ao longo de 2020 com pelo menos uma palestra mensal envolvendo temáticas diversas e atuais para a formação do acadêmico e atualização do nutricionista sendo aberto à comunidade externa, tanto para acadêmicos como profissionais.