Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

PET Enfermagem da UFSM-PM realiza ações de prevenção ao suicídio



Desde 2015, o mês de Setembro é dedicado à prevenção do suicídio. Criada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), a campanha Setembro Amarelo tem o intuito de mostrar como é importante falar sobre esse assunto e que, inclusive, pode salvar vidas.

Por isso, o Programa de Educação Tutorial, PET Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões, tem realizado diversas ações focadas na conscientização sobre a prevenção ao suicídio, principalmente em tempos de pandemia em que, muitas vezes, as pessoas estão estressadas, com medo, ansiosas, solitárias e tristes. Dessa forma, é importante ficar atentos a esses sentimentos negativos que podem servir de gatilho para uma depressão ou para algum outro transtorno mental que pode evoluir posteriormente para um comportamento suicida. “Um dos transtornos que pode levar ao suicídio ou tentativas de suicídios é a depressão, quando esta se associa ao álcool essa participação é ainda maior. Vale destacar que, neste ano, em função da pandemia e consequente distanciamento social, há uma tendência de aumento na incidência de depressão ou de sintomas depressivos na população. Daí a importância de propor intervenções que possam minimizar o preconceito e auxiliar as pessoas que se encontram em sofrimento”, destaca a professora Marinês Tambara Leite, coordenadora do PET Enfermagem UFSM-PM.

O Grupo PET Enfermagem tem promovido, durante este mês, webinar e vídeos com discussão e esclarecimentos sobre a temática, com divulgação nas redes sociais e debates entre os integrantes do grupo, com foco no combate, principalmente, de crenças errôneas e mitos em torno do suicídio.

Conforme Iuri Trezzi, acadêmico do 5º semestre do curso de Enfermagem, a campanha Setembro Amarelo traz a oportunidade de tratar um tema tabu na sociedade atual, pois o suicídio é pouco discutido e cercado de muitos preconceitos. “Por isso, o grupo PET Enfermagem vem, há vários anos, fazendo algumas atividades em alusão a esta campanha  para tentar conscientizar a sociedade que não é feio ter depressão, que não é feio pedir ajuda, e que quem necessitar de um ombro amigo, de um apoio e de uma escuta pode nos acionar”.

Para acompanhar as postagens do grupo sobre este e vários outros assuntos relativos à saúde, siga a página no Instagram PET Enfermagem UFSM-PM. No dia 24 de setembro, às 18h será realizado, na plataforma Google Meet, o webinar “Estratégias de prevenção ao suicídio no contexto da pandemia Covid-19”. O link para o encontro virtual será disponibilizado minutos antes na página do Grupo. A ação tem parceria com o GENVULC – Grupo Ensino Pesquisa e Extensão em Gênero, Vulnerabilidade e Cuidado em Saúde, também da UFSM-PM.

Como prevenir o suicídio? Procurando ajuda com um psicólogo, psiquiatra ou um grupo de apoio:

Centro de Valorização da Vida – disque 188.

Em caso de emergência, chame o SAMU – 192.

No caso de salvamento, chame o Corpo de Bombeiros – 193.

Confira o vídeo Uma conversa, um abraço ou um simples “estou aqui”, pode salvar vidas, produzido pelo PET Enfermagem UFSM-PM.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-378-4564

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes