PET – Saúde/Interprofissionalidade da UFSM-PM apresenta, em evento do Ministério da Saúde, ações realizadas em Palmeira das Missões e região

As principais ações realizadas pelos 5 eixos de trabalho foram apresentadas aos participantes de outras regiões do país

Na última quinta-feira (24), a coordenadora do Programa de Educação pelo Trabalho (PET) – Saúde/Interprofissionalidade da Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões, professora Fernanda Sarturi, participou de um evento on-line promovido pelo Ministério da Saúde, o “PET-Saúde Interprofissionalidade: experiências no desenvolvimento de competências colaborativas na formação e no trabalho em saúde”.

O evento, que está sendo realizado através do canal do youtube,
Apoio e Acompanhamento PET-Saúde EIP, acontece de 18 a 30 de setembro , com relatos dos 126 Programas espalhados por todo o país. Na ocasião, a docente apresentou as ações implementadas, antes e durante a pandemia do novo coronavírus, em Palmeira das Missões e em todos os municípios que fazem parte da 15ª Coordenadoria Regional de Saúde.

O Programa, na UFSM-PM, envolve 57 participantes entre eles profissionais de saúde, discentes e docentes. Implementado desde janeiro de 2019, as ações do PET – Saúde/Interprofissionalidade busca qualificar a formação na e para saúde, mantendo o usuário como foco das ações e utilizando de metodologias ativas de aprendizagem.

Participam do programa, os cursos de Ciências Biológicas, Enfermagem e Nutrição, Secretaria Municipal de Palmeira das Missões, APAE, 15ª Coordenadoria Regional de Saúde e Hospital de Caridade do município. Os integrantes são divididos em 5 eixos de trabalho: Situações de Vulnerabilidades Sociais; Educação Interprofissional em Saúde; Ações Integrativas e Complementares em Saúde; Organização da Atenção Nutricional e Gestão em Redes.

Entre as ações realizadas antes e durante a pandemia, a coordenadora deu destaque para as seguintes atividades: visitas domiciliares a famílias em vulnerabilidade social; elaboração de horta comunitária; produção de vídeos e folders educativos para a comunidade; ações em escolas; trabalhos com plantas medicinais; Grupos de Reiki e Meditação; capacitações dos profissionais da saúde dos 26 municípios da região e produções científicas. “A nossa maior dificuldade antes do programa era enxergar ações que a gente poderia não só estar junto, mas trabalhar junto e conhecer as profissões e, através de ações como essas, isso foi possível”, afirma a professora Fernanda Sarturi.

A docente ainda salienta que durante este período de 1 ano e meio de implantação do programa houve uma grande valorização dos participantes enquanto integrantes de cada eixo de trabalho e também do Grupo como um todo, como um grupo PET. A intenção dos participantes é transformar todas as experiências do grupo em um e-book.

Veja a participação do PET-Saúde/Interprofissionalidade da UFSM-PM no vídeo abaixo:

Assessoria de Comunicação UFSM-PM