Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões

Secretaria de Apoio Internacional da UFSM realiza palestra sobre escrita acadêmica em inglês

O evento teve como objetivo apresentar a SAI aos campi da UFSM e debater os mitos acerca da produção de artigos e teses em língua inglesa.

Na última sexta-feira (09), a Secretaria de Apoio Internacional da Universidade Federal de Santa Maria promoveu o evento “Circuito de Apresentações da SAI: Desmistificando a escrita acadêmica em inglês”. O evento teve como objetivo apresentar a SAI aos campi Palmeira das Missões, Frederico Westphalen e Cachoeira do Sul e debater os mitos acerca da produção de artigos e teses em língua inglesa.

O evento aconteceu de forma virtual pelo Google Meet, foi aberto a todos os interessados a participar e teve a apresentação de Amy Lee Graham e moderação de Daniela do Canto, tradutoras do Núcleo de Idiomas e Traduções da SAI.

O principal tema debatido foi a problematização dos conceitos de regras sobre a escrita acadêmica na língua inglesa. Segundo a palestrante, existem muitas supostas normas irreversíveis sobre como construir um texto em inglês, como traduzir uma palavra ou como formar frases, mas essas normas, na verdade, não são absolutas. Deve-se atentar ao contexto aplicado no texto e, até mesmo, na área de conhecimento da produção acadêmica.

Outras dicas dadas por Amy Lee Graham foram a importância de se atentar à simplificação do texto, ou seja, retirar palavras desnecessárias, deixando a escrita mais compreensível, além da relevância de saber quando usar voz passiva e voz ativa.

Para finalizar, as realizadoras da palestra deixaram indicações de sites que podem facilitar na hora de produzir um texto em língua inglesa:

Interessados em conhecer mais sobre os serviços prestados pela Secretaria de Apoio Internacional da UFSM, basta acessar o site da SAI, ou entrar em contato através do e-mail sai@ufsm.br.

Texto: Isabela Vanzin da Rocha – Estagiária de Jornalismo – 7º semestre – UFSM-FW

Revisão: Isabel Malheiros – Assessoria de Comunicação UFSM-PM