Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

35ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM terá apresentações e palestras online a partir de segunda (19)



A Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da UFSM é um evento integrante do calendário oficial da Instituição que busca estimular a participação dos alunos em eventos no meio acadêmico, promover a troca de experiências entre alunos de graduação e de pós-graduação, divulgar seus trabalhos de ensino, pesquisa e extensão e assegurar o reconhecimento institucional destas ações. Este ano a JAI chega a sua 35ª edição, que, diferente das edições anteriores, será realizada de forma online, devido à pandemia de Covid-19.

O tradicional evento organizado pelas pró-reitorias de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), de Extensão (PRE) e de Graduação (Prograd) vai acontecer de segunda (19) a sexta-feira (23), com novos formatos de apresentação dos trabalhos e palestras com diversos convidados especialistas.

Mais de três mil trabalhos serão apresentados

Nesta edição diferenciada da JAI foram inscritos 4.055 trabalhos, com aprovação de 3.085. Todos os trabalhos aprovados no evento e nos sub-eventos da JAI serão apresentados em módulos temáticos, conforme a escolha do aluno feita no momento da inscrição. O aluno também pode optar entre dois formatos de apresentação: oral e performativa, sendo este último específico para alunos da Música, Dança e Artes Cênicas.

As apresentações dos trabalhos serão transmitidas em salas virtuais (videoconferências) na plataforma Google Meet e exibidas para os espectadores no Youtube. As salas terão um coordenador e um avaliador. Cada módulo de apresentação oral será composto de 10 apresentações. Cada apresentação deverá ter no máximo sete minutos, com três para debates. As apresentações performativas também serão organizadas e apresentadas em salas virtuais. O módulo conterá no mínimo um coordenador e um avaliador, sendo que o número de apresentações será definido por comissão específica e informado aos apresentadores dos trabalhos aprovados. O link de acesso para as salas virtuais será divulgado com a programação final.

Adaptações foram necessárias

Segundo o professor e coordenador de Iniciação Científica da PRPGP, Paulo Piquini, a Jornada Acadêmica Integrada precisou ser totalmente adaptada para acontecer de maneira online. Tanto as apresentações dos alunos quanto as palestras foram modificadas para serem transmitidas ao público. “Na JAI tradicional, tínhamos tanto as palestras quanto as apresentações presenciais de trabalho em banner e oral, isso tudo agora vai ser online. Os alunos, no momento da inscrição, subiram o resumo e um arquivo que contém a apresentação que será exibida durante a JAI. As apresentações serão somente em formato de slides, que serão passados pelo coordenador da sala virtual, e o avaliador, que também estará presente na sala, irá fazer a avaliação via aplicativo”, explica o professor.

A 35ª edição da JAI foi submetida a uma série de ajustes para que fosse realizada online, com um grande número de participantes e espectadores. O professor Piquini conta que foi necessário contar com a ajuda voluntária de professores e alunos de pós-graduação, que irão avaliar e coordenar as apresentações de aproximadamente 400 salas virtuais. Também foram realizados treinamentos para os bolsistas que irão fazer o streaming das palestras e apresentações do Google Meet para o Youtube. Eles contarão com o suporte do CPD e de um técnico especialista.

Eventos-satélite 

Neste ano, a JAI Jovem, que teria sua 5ª edição, está suspensa, devido às escolas estarem com suas atividades em suspensão e por não terem conseguido desenvolver seus trabalhos ao longo do ano letivo. Porém, nesta edição a JAI contará com o 35º Salão de Iniciação Científica, o 13º Salão de Extensão, a 12ª Mostra de Ensino, o 11º Salão de Pós-Graduação e a 4ª JAI Externos, que são eventos-satélite da Jornada Acadêmica Integrada.

Durante a semana da Jornada, acontecerá, na quinta (22) e na sexta (23), o 4º Encontro Compartilhando Saberes, evento promovido pela Prograd em parceria com o curso de licenciatura em Educação do Campo.

Palestras plenárias e temáticas

Além do novo formato das apresentações, a programação da 35ª JAI traz outra novidade em sua programação: palestras plenárias e temáticas com a participação de profissionais de várias áreas do conhecimento, que acontecerão de forma simultânea às sessões orais.

As palestras plenárias ocorrerão durante todos os dias do evento, sempre às 9h, e as palestras temáticas terão início às 16h. A transmissão online será feita pelo Youtube, e os links serão divulgados no site do evento. O acesso aos vídeos será liberado ao público, mesmo para quem não estiver inscrito na JAI.

A palestra de abertura, na segunda (19), ficará a cargo de um dos principais nomes brasileiros da ciência atual, o físico, astrônomo e escritor Marcelo Gleiser, com o tema “Ciência e espiritualidade: incompatíveis?”.

Na terça (20), a palestra plenária será conduzida pelo presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Celso Luiz Moretti, e terá como tema “Gestão da pesquisa, desenvolvimento e inovação na Embrapa”.

Na quarta (21), o professor da Escola de Humanidades da PUCRS Marcos Villela Pereira apresentará o debate “Penso, logo é verdade – um ensaio sobre o lugar da verdade na atualidade”.

Na quinta (22), o vice-presidente de Pesquisa e Coleções Biológicas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), professor Rodrigo Correa de Oliveira, apresentará a palestra “Resposta imune e vacinas: os desafios impostos pelos parasitas”.

Na sexta-feira (23), a série de plenárias será encerrada pelo diretor-presidente do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), professor Antônio José Roque da Silva, que explanará sobre “O CNPEM e a nova fonte de luz sincrotron brasileira, Sirius”.

A semana da JAI contará ainda com 19 palestras temáticas, sobre variados assuntos, com pesquisadores externos e da UFSM, entre eles o presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), professor Antônio Barra Torres, que irá falar sobre o enfrentamento da emergência de saúde pública no Brasil decorrente do novo corona vírus.

Em cada dia da semana, as palestras temáticas vão abordar temas específicos de cada área do conhecimento: segunda-feira, estarão em foco temáticas das ciências agrárias; na terça de manhã, ainda ciências agrárias, e à tarde, linguística e letras; na quarta, ciências sociais e humanas; na quinta, ciência da saúde; e na sexta-feira, as palestras serão nas áreas das Ciências Exatas e Engenharia.

Para mais informações e programação completa da 35ª edição da JAI, acesse o site oficial e o Instagram.

Texto: Ana Júlia Müller Fernandes, acadêmica de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias
Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-378-4720

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes