Curso de Zootecnia da UFSM-PM fica entre os 11 melhores do Brasil

O curso conquistou o 11º lugar, entre os 96 que participaram da avaliação.

O curso de Zootecnia da Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões, obteve o conceito 4 na edição 2019 do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e ficou entre os 11 melhores cursos de Zootecnia, dentre os 96 que participaram da avaliação. As notas foram divulgadas na terça-feira (20) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O exame é feito por estudantes ao final da graduação para avaliar conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso.

No ano passado, foram avaliados no Enade os cursos das áreas de ciências agrárias, ciências da saúde e afins; engenharias e arquitetura e urbanismo; cursos superiores de tecnologia nas áreas de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e de segurança. A cada ano, um conjunto diferente de cursos é avaliado.

O curso de Zootecnia da UFSM-PM, que na edição anterior havia ficado com conceito 2, comemora a nota 4 que deixou o curso entre os 11 melhores do país.  “Para nós, é dia de comemorarmos o que semeamos. A Coordenação do curso de Zootecnia do campus de Palmeira das Missões sente-se orgulhosa e grata a todos os alunos, docentes e técnicos envolvidos em prol do nosso crescimento. Reconquistamos nosso lugar devido. Orgulhosos mais uma vez de estarmos entre os 11 melhores cursos avaliados do país”, destaca o coordenador do curso de Zootecnia, professor Ianglio Duarte.

Para o Chefe do Departamento de Zootecnia e Ciências Biológicas da UFSM-PM, professor Elson Martins Coelho, esse resultado mostra o comprometimento de todos aqueles que estão envolvidos com o crescimento e a expansão do campus de Palmeira das Missões como um todo. “Esse resultado não é único e exclusivamente de uma coordenação que se dedicou com afinco, buscando melhorar, superar um conceito que não foi satisfatório, anteriormente, mas a gente buscou, em conjunto e com o apoio de todos do campus, proporcionar aos alunos boas condições para quando fossem fazer as provas e para que eles tivessem um grande comprometimento nessa avaliação. Os professores também se comprometeram muito para que esse resultado fosse alcançado, ensinando, praticando, desenvolvendo suas atividades fora de horário, buscando fazer seus projetos de pesquisa, se inserindo em projetos de pesquisa e extensão aqui na nossa região. Se não fosse tudo isso, certamente esses alunos não estariam tão qualificados e tão capacitados para fazerem uma prova e conseguir um conceito satisfatório como a gente alcançou”.

Para Coelho, esse resultado mostra o compromisso de todos em mostrar a qualidade dos cursos oferecidos pela UFSM na região de Palmeira das Missões e a grande contribuição social para a melhoria das condições de toda a comunidade. “O curso de Zootecnia da UFSM, campus Palmeira das Missões, está de parabéns; os alunos que fizeram a prova do ENADE estão de parabéns pelo compromisso e comprometimento e isso está sendo refletindo nessa boa nota obtida”, complementa.

O Diretor do campus, professor Rafael Lazzari, que também é professor do curso de Zootecnia, destaca que o conceito conquistado é extremamente importante porque valoriza o trabalho da coordenação do curso, dos professores, dos alunos e dos técnico-administrativos em educação. “Nós temos que lembrar também que o aumento do conceito dos cursos de graduação faz parte do Índice Geral de Cursos da instituição, então quanto melhor o conceito dos cursos, mais recursos a instituição recebe. Assim, a gente recebe esse conceito 4 com muita alegria. É um posicionamento nacional, muito forte, 11º lugar, então o mérito é todo dos professores e dos alunos que conduziram esse processo, e agora esperamos que o curso siga rumo o conceito 5 na próxima avaliação. Todos estão de parabéns, porque é um orgulho não só para o curso de Zootecnia mas também para o campus de Palmeira das Missões”.

A UFSM teve ao todo 31 cursos avaliados nessa edição do Enade, dos quais nenhum ficou com conceitos 1 e 2 – notas atribuídas aos cursos com desempenho ruim ou insuficiente no exame. Uma tabela com as notas obtidas pelos cursos da UFSM (tanto na edição 2019 como na anterior) está disponível aqui.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM