PET-Enfermagem da UFSM-PM promove webinar sobre prevenção do uso prejudicial de álcool e as implicações da Covid-19 na próxima terça (27)

Os integrantes do Programa de Educação Tutorial PET-Enfermagem da UFSM campus Palmeira das Missões realizam, na próxima terça-feira (27), em parceria com a Turma de Enfermagem da Universidade Regional do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ, a webinar “Rastreio e prevenção do uso prejudicial de álcool em serviços de Atenção Primária em Saúde (APS) e as implicações da Covid-19”. O convidado a falar sobre o assunto será o professor Divane de Vargas, professor da Escola de Enfermagem da USP.

A atividade, que inicia às 10h, tem o objetivo de falar deste tema pois, segundo os organizadores do evento, há atualmente um percentual significativo de pessoas com problemas relacionados ao uso e abuso do álcool. Segundo a Organização Mundial da Saúde, conforme dados de 2019, no Brasil, mais de 4 milhões de pessoas são alcoolistas. De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), 2018, 3 milhões de pessoas morrem por ano, em função do uso nocivo do álcool, representando 5,3% de todas as mortes.

Aindo conforme a organização, muitas vezes, em Unidade da Atenção Básica, as pessoas usuárias de álcool normalmente acessam o serviços por outras razões e não pelo uso de bebida alcoólica e a condição do alcoolismo pode ficar invisível. A necessidade de abordar o assunto é porque as pessoas podem apresentar complicações clínicas, sociais, familiares e profissionais em decorrência do uso abusivo de álcool. As pessoas que usam bebidas alcoólicas de forma abusiva também podem apresentar comportamentos de risco à saúde como manter relações sexuais desprotegidas, se envolver em acidentes de trânsito e apresentar condutas agressivas, podendo cometer até mesmo homicídios. Assim, os alunos e docentes do curso de Enfermagem da UFSM-PM  e UNIJUÍ propõe esse debate, por acreditarem ser de suma importância que os profissionais de saúde estejam capacitados e preparados para acolher e tratar estas pessoas e que a comunidade debata esse assunto que causa tantos danos nas famílias brasileiras.

O evento, gratuito e aberto também ao público em geral, pode ser acessado através do Farol UFSM.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM