Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Ações de extensão da UFSM-PM auxiliam no desenvolvimento da comunidade local e regional: conheça alguns projetos desenvolvidos nos municípios que fazem parte do COREDE Rio da Várzea



No início do mês de novembro, aconteceu a 2ª edição de 2020 do Fórum Regional Permanente de Extensão da UFSM em Palmeira das Missões. O evento, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão (PRE), tem por objetivo conhecer as demandas das comunidades em que a UFSM está inserida e contou com a participação de professores, servidores técnico-administrativos em educação, acadêmicos e demais convidados.

Durante a abertura do evento, o vice-diretor da UFSM-PM, Adriano Lago, ressaltou a importância e o papel que o Fórum de Extensão vem desenvolvendo com a comunidade acadêmica e a iniciativa da gestão que trouxe bons frutos, ânimo e recursos nas ações de extensão da universidade. “Dos Fóruns de Extensão nascem iniciativas importantes e, aqui em Palmeira das Missões, uma delas é o edital específico do COREDE Rio da Várzea, que foi pensado e construído a partir das discussões de outros fóruns de extensão”.

Este edital, com aporte de recurso do campus e da PRE, tem como objetivo estreitar os laços com os municípios que fazem parte do Conselho Regional de Desenvolvimento do Rio da Várzea e atender suas demandas. Já neste segundo fórum, a ideia saiu do papel e está em execução. “Desenvolvemos uma recuperação das intensões manifestadas pela comunidade na época fazendo com que a extensão tivesse essa aproximação com a comunidade”, afirmou , o Pró-Reitor Adjunto de Extensão, Rudiney Pereira. O Pró-Reitor, também destacou que as atividades remotas de Extensão continuou acontecendo com sucesso durante o período de distanciamento social.

Ainda na abertura do evento, o Reitor da Universidade Federal de Santa Maria, Paulo Afonso Burmann, ressaltou a importância da agenda 2030 a qual a universidade está comprometida, buscando alcançar e cumprir todos os objetivos do desenvolvimento sustentável. “Nós temos percebido que, cada vez mais, a nossa comunidade vem se comprometendo a esta agenda”, disse o Reitor. Ainda, em seu discurso, o Reitor da UFSM disse que cada vez mais a universidade tem buscado a ligação entre sociedade e universidade, pois, segundo ele, é através desse contato que todas as instituições conseguem construir ligações com a sociedade, buscando efetivamente o ensino a pesquisa e a extensão. Por fim, Burmann parabenizou a UFSM-PM pelo trabalho que vem fazendo junto com a sociedade de Palmeira das Missões.

Apresentações das ações de extensão da UFSM-PM

Destacamos aqui oito ações de extensão que foram apresentadas no evento e que estão sendo realizadas pelo campus de Palmeira das Missões na comunidade local e regional:

O lúdico e o brinquedo terapêutico como possibilidades para o cuidado de Enfermagem

Neste ano de 2020, o projeto de extensão “O lúdico e o brinquedo terapêutico como possibilidades para o cuidado de Enfermagem”, coordenado pela professora Andressa da Silveira, enfrentou os desafios vindos com a pandemia. Por ser um projeto de extensão que tinha um contato direto com crianças de diversas entidades de Palmeira das Missões, o grupo teve de se afastar dos locais devido a todo contexto que estavam inseridos.

No entanto, os integrantes do projeto passaram a atender tais necessidades com vídeos no Youtube, Instagram e Facebook. “Nós fizemos diversos vídeos com a ajuda de profissionais, estudantes e técnicos. Foram vídeos sobre a COVID-19, uso de máscaras, bullying, higiene no domicílio, higiene das mãos, por exemplo”, relatou a coordenadora do projeto. Já em julho de 2020, com a possibilidade de retorno para o ambiente da prática, o grupo passou a realizar encontros respeitando todos os critérios de distanciamento social.

Microleite: Interlocução entre a universidade e produtores rurais buscando melhorar a qualidade do leite

Com o objetivo de orientar os produtores de leite da região de Palmeira das Missões sobre os principais pontos de contaminação durante a ordenha, o grupo, coordenado pela professora Terimar Ruoso Moresco, fez uma parceria com a EMATER para que tivessem acesso aos produtores e suas propriedades rurais, os quais puderam conhecer antes da pandemia.

Das atividades que puderam ser realizadas, foram coletas de água de duas propriedades, as quais foram analisadas. O objetivo era que os participantes do projeto pudessem trabalhar junto com os proprietários, porém, com a pandemia o grupo optou por enviar uma cartilha com todas as informações. “Nós vamos fazer a primeira parte da análise da água e do leite que é uma solicitação da comunidade e depois, vamos fazer a cartilha a partir das análises”, disse a coordenadora da ação.

Empresa Júnior: Espaço de formação técnica e interpessoal entre os alunos do curso de Zootecnia.

Conforme a estudante Aline Frank do curso de Zootecnia, a Zoo Techne Jr., Empresa Júnior coordenada pela professora Rosani Spanevello, tem por objetivo ajudar os alunos a se inserir no mercado de trabalho. “É através de consultorias técnicas que nós conseguimos ter contato com produtos e empresas e conseguimos colocar em prática o conhecimento adquirido em sala de aula”, relatou a estudante. Neste ano, o grupo teve que se readequar, pois não foi possível fazer o contato direto com os produtores e as empresas, assim, passaram a realizar lives técnicas para a área da zootecnia, sobre temas relacionados à formação e live dos estagiários que, agora, já são formados em Zootecnia. Também, auxiliaram um produtor da região na determinação da taxa de lotação dos animais de pastagem. Contato: @zootechne Jr.

Estratégias e Alternativas para o Desenvolvimento Regional

O Programa de Extensão foi aprovado neste ano e tem por objetivo potencializar estratégias e alternativas de desenvolvimento regional, ou seja, hoje o programa está focado na questão do Turismo da cidade de Palmeira das Missões.

Após enviarem o projeto para a Secretaria de Desenvolvimento e Turismo, o grupo aguarda os trâmites para colocá-lo em prática. Ainda neste ano, participaram de programas de rádios locais para divulgar o projeto e criaram as redes sociais do mesmo. “Criamos o Facebook e o Instagram (Conselho Municipal de Turismo Palmeira das Missões) para nos aproximar cada vez mais da comunidade”, comentou o coordenador do projeto, Tiago Zardin Patias.

Meliponicultura: alternativa na geração de renda para produtores rurais

Este projeto, coordenado pelo professor Luiz Eduardo Avelar Pucci, auxilia os produtores rurais interessados em implementar nas suas propriedades a Melponicultura, visando a geração de renda, e incentiva a criação de abelhas nativas sem ferrão entre produtores rurais.

Neste ano, os integrantes do grupo entraram em contato com os produtores que gostariam de participar do projeto e criaram um grupo no WhatsApp para ter uma comunicação mais direta, já que não podem estar reunidos devido a pandemia de Covid-19.O grupo também criou vídeos para os produtores aprenderem mais sobre o tema, no canal do Youtube do projeto (LEPA UFSM –Laboratório de Estudo e Pesquisa com Abelhas). “Esperamos ter uma parte presencial para o grupo que tiverem uma necessidade, independente do motivo e, nesse encontro, vamos entregar um kit para eles iniciarem as atividades”, disse a estudante, Jenifer Zacchi.

COREDE Rio da Várzea em dados: um portal de acesso à informação para a população

O projeto surgiu por causa da pandemia causada pela Covid-19, seu objetivo é abrir um canal de diálogo e de espaço para a comunidade solicitar informações e esclarecimentos sobre a atuação do órgão e dos municípios que o compõem. Durante este ano, os integrantes do grupo puderam diagnosticar a atual situação dos municípios, criar um Portal de Dados para acesso às informações, e criar as redes sociais deste projeto (@corede.rv).

“Ainda faltam algumas etapas a serem concluídas, mas o projeto já está levando dados importantes para a comunidade”, afirma o coordenador do projeto, Nelson Guilherme Machado Pinto. “A próxima fase é reunir legislações e relatórios do COREDE, em específico, para a comunidade entender o que é este conceito de forma geral”, concluiu o docente.

Projeto de Atenção Nutricional do Ambulatório de Atendimento Nutricional (PROAN -AMANUT)

Com a chegada da pandemia o grupo precisou adaptar o projeto para a realização de atividades on-line. “O Conselho Federal de Nutricionistas autorizou que nós pudéssemos fazer essas atividades não presenciais, desde o primeiro atendimento”, disse a coordenadora do projeto, Greisse Viero da Silva Leal.

Além disso, segundo a docente, o grupo realizou aconselhamento nutricional em grupo; ações interprofissionais com a psicóloga do município, a fim de promover mudanças no comportamento alimentar; atividades de Educação Permanente com nutricionistas de 10 municípios do COREDE-RV, com o apoio da Nutricionista responsável pela Política de alimentação e Nutrição da 15ª Coordenadoria Regional de Saúde; além de reuniões e a presentações em eventos. Contato:@ambulatorio_nutricional e @pconscientiza.

Curso Cantinas Escolares Saudáveis: a gente apoia esta ideia!

Como resultado de tudo o que foi construído durante os últimos anos (2016 a 2020) o projeto, coordenado pela professora Vanessa Ramos Kirsten, passou a consolidar este curso para qualquer pessoa do território nacional que queira promover a saúde na escola, tornando a cantina em um ambiente escolar saudável.

Gratuito e na modalidade a distância, o curso ocorrerá pela plataforma Moodle da Universidade. “Neste momento, o nosso curso tem o objetivo de realizar um curso EAD para todo e qualquer cidadão que queira aprimorar-se sobre a implementação de uma cantina saudável, assim como, ampliar para os cursos de graduação de ensino e também à comunidade externa. Contatos: @cantinasaudavel.curso e linktree.com.br/new/smlKntMUMd.

Para mais informações sobre esses e outros projetos da UFSM-PM, entre em contato através do e-mail assessoriapm@ufsm.br.

Texto: Thaane Otero – Estagiária de Jornalismo

Revisão: Isabel Malheiros – Assessoria de Comunicação UFSM-PM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-378-4843

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes