Grupo ConscientizA – Alimentação Consciente da UFSM-PM realiza Encontro com o tema “Tomar consciência do nosso valor, amar e respeitar nossos corpos”

No último dia 20, o Grupo ConscientizA – Alimentação Consciente, da UFSM-PM, realizou o seu décimo encontro que teve como tema “Tomar consciência do nosso valor, amar e respeitar nossos corpos”. A equipe, que faz parte do Projeto de Atenção Nutricional do Ambulatório de Atendimento Nutricional do curso de Nutrição da UFSM campus Palmeira das Missões, vem fazendo atendimentos em grupo de modo virtual toda sexta-feira a partir das 16h30min com a comunidade dos municípios que fazem parte do Conselho Regional de Desenvolvimento Rio da Várzea. O projeto tem como objetivo estudar o comportamento alimentar e melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio da alimentação saudável e consciente, dialogando e promovendo atendimentos em grupo e individuais.

No último encontro, o tema escolhido teve a mesma proposta que tem sido trabalhada nas reuniões: “buscar uma boa relação com a alimentação”. Na ocasião, a coordenadora do projeto, professora Greisse Leal, mostrou aos participantes como o padrão ideal de beleza se alterou ao longo dos anos chegando ao padrão de magreza, muitas vezes irreal. O que há alguns anos era considerado um “corpo ideal” hoje em dia se torna um “corpo cheinho” e o corpo muito magro se tornou o normal (esperado).

Deste modo, foi reforçada a influência negativa que as mídias podem exercer sobre a forma que enxergamos nosso corpo e então foi debatida a questão: “Quem define o que é bonito?”. Como forma de promover a autonomia dos participantes, o grupo explicou algumas maneiras de diminuir o impacto da mídia sobre todos, entre elas destaca-se:

• Centre-se em você, desligue a TV: Reduza o tempo de mídia que você vê todos os dias (desligue a TV, acesse menos as mídias sociais, não leia revistas ou acesse redes que promovem imagens irreais de mulheres);
  • É para isso que os amigos servem: Certifique-se de suporte. Procure amigos que valorizem você pelo que você é, não pela sua aparência;
  • Abracadabra: Lembre-se que as modelos não são realmente como retratadas nas revistas/sites/redes sociais, então não se compare com uma imagem que foi manipulada por computadores;
  • Limpe sua mente: Escolha a mídia que mostra uma variedade de tamanhos e tipos de beleza.

Após a fala da equipe, houve um momento de conversa em que os participantes expuseram momentos em que o meio que eles vivem influenciaram negativamente a forma como se sentiam em relação aos seus corpos. Para tanto, a psicóloga do grupo fez uma ampla reflexão sobre aceitação corporal e valorização de suas características pessoais não relacionadas ao corpo. E assim, fechando o encontro a equipe passou um guia com 25 maneiras de amar o seu corpo.

Segundo a coordenadora do projeto, o objetivo da fala, em relação ao grupo, é promover uma aceitação corporal. “O peso ideal é aquele que você consegue manter dentro do teu estilo de vida, buscando fazer uma atividade física prazerosa, comer alimentos de todos os tipos, respeitando fome e saciedade, sem grandes restrições alimentares e mantendo o prazer em comer”.

Interessados em participar do Projeto, basta preencher este formulário. Haverá contato e suporte via e-mail, Instagram e WhatsApp. Os atendimentos são realizados via Google Meet.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM