Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM lança projeto direcionado à Educação Básica para levar conteúdo a alunos sem acesso à internet



A Universidade Federal de Santa Maria, por meio do Centro de Educação, em parceria com a Secretaria de Educação do Município de Santa Maria e Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul, lançará na próxima segunda-feira (14) o projeto “UFSM em Rede com a Educação Básica”, através de uma live que integra a programação do Descubra 2020. A partir das 11h20min, o público poderá conferir detalhes e a exibição de um vídeo piloto. 

O objetivo principal do projeto é levar aos estudantes do ensino básico recursos e materiais didático-curriculares através da produção de programas educativos, que serão veiculados pelos canais da TV Câmara e TV Campus e emissoras de rádio. Ao todo, 20 programas já estão sendo produzidos. Eles trazem os formatos de vídeo-aulas, podcasts, rodas de conversas e entrevistas, sendo executados pelas diferentes áreas curriculares e desenvolvidos por professores dos centros educacionais da Universidade, juntamente com bolsistas discentes e professores da rede básica. Para além da distribuição televisiva e radiofônica, está sendo elaborado um repositório online, onde todos os materiais transmitidos estarão disponíveis para o acesso do público. 

A coordenadora do projeto, professora Regina Ehlers Bathelt, aborda que a iniciativa surgiu a partir das dificuldades que o sistema de ensino básico estava enfrentando, neste período de pandemia, para conseguir levar os conteúdos didáticos planejados até os alunos, devido à grande porcentagem de estudantes que não possuem acesso aos ambientes virtuais. Desde março, o contato para se criar uma alternativa de repasse desses conteúdos já estava sendo feito. Contudo, foi em julho que o projeto começou a criar forma.

“Sabia-se que, em meados dos anos de 1980, uma geração foi alfabetizada a distância, via rádio, pelo projeto Minerva. Essa história é muito contada nos cursos de educação a distância até hoje. Pensamos, então, na viabilidade de execução de algo assim neste momento de pandemia. Começou-se aí, as parcerias com as Secretarias de Educação dos municípios que concentram os nossos campi, onde eles nos repassaram as demandas do ensino básico de suas regiões. Após isso, iniciou um processo de capacitação tanto dos professores universitários quanto dos da rede básica de Santa Maria, assim como dos discentes bolsistas da UFSM, para a produção desses conteúdos midiáticos”, conta a professora. 

A estimativa é que a partir de 4 de janeiro de 2021 a programação das transmissões passe a ser divulgada pelos canais de comunicação da UFSM. Os programas que estão sendo desenvolvidos devem começar a ser exibidos nos diferentes veículos também no mesmo mês. 

O evento virtual de lançamento contará com a participação do reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann; do vice-reitor, Luciano Schuch; da Secretária Municipal de  Educação de Santa Maria, Lúcia Madruga; da diretora do Centro de Educação da UFSM (CE), Ane Carine Meurer; da Coordenadora Pedagógica Institucional, Regina Ehlers Bathelt, além de representantes do Governo do Estado; da Secretaria Estadual de Educação (SEE); da Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD).

Emissoras de rádio

Rádios Universidade AM e 107.5 FM (Santa Maria), Comunitária 87.9 (Frederico Westphalen), Avenida FM (Erval Seco), Nativa 87.9 FM (Erval Seco), Taquaruçu FM (Taquaruçu do Sul), Cultura 87,9 FM (Palmitinho), Sociedade Seberi (Seberi), Integração (Jaboticabal), Cidade 87.9 FM (Tenente Portela).

SERVIÇO

O quê? Live de lançamento do projeto “UFSM em Rede com a Educação Básica”

Quando? Segunda-feira (14), a partir das 11h20min Onde assistir? Canal do Youtube do NTE UFSM

Reportagem: João Ricardo Gazzaneo

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-378-4916

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes