Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Palmeira das Missões elege Educação de Qualidade e Saúde e Bem-Estar como Objetivos de Desenvolvimento Sustentável prioritários para a Extensão UFSM em 2021



A Pró-Reitoria de Extensão da UFSM divulgou nessa segunda (21) o resultado do Fórum Regional Permanente de Extensão 2020. Contado com a participação de mais de 5 mil votos, os quatro campi da instituição (Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen, Palmeira das Missões e Santa Maria) elegeram o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 04 – Educação de Qualidade como eixo prioritário para as ações da UFSM na sociedade. Esse foi o primeiro ano que a Universidade utilizou a Agenda 2030 – protocolo assinado por 193 países para a promoção do desenvolvimento sustentável no mundo – como forma de ouvir as demandas da população das quatro cidades que abrigam os campi da instituição, uma iniciativa inédita se tratando da temática no Brasil.

No campus da UFSM Palmeira das Missões foram registrados 782 votos – a segunda maior participação entre os campi da instituição. Na cidade, o ODS 04, que visa assegurar a educação inclusiva e equitativa em qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos, recebeu 132 votos. Em segundo lugar ficou o ODS 03 – Saúde e Bem-Estar, recebendo 94 votos; seguido pelo ODS 02 – Fome Zero e Agricultura Sustentável, com 59 votos; e pelo ODS 06 – Água Potável e Saneamento, com 59 votos recebidos.

O novo formato utilizado permitiu que as cidades-sede da UFSM elegessem quais deveriam ser as prioridades para as ações práticas da instituição na sociedade por meio da Agenda 2030, participando ativamente na implementação do protocolo no interior do Rio Grande do Sul. Após serem computados e unidos às demandas apresentadas nas reuniões do Fórum Regional Permanente de Extensão 2020, as informações serão utilizadas como critérios para a destinação de recursos do Fundo de Incentivo à Extensão (Fiex), edital de custeio das ações e pagamento de bolsas estudantis aos extensionistas. Além disso, os dados apontados pela comunidade regional permitem à UFSM elaborar ações de Extensão alinhadas aos anseios da população, buscando atender de forma efetiva as demandas da comunidade na qual ela está inserida.

O resultado completo pode ser acessado neste link.
 
Subdivisão de Divulgação e Eventos – PRE
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-378-4939

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes